Itaquaquecetuba e Mogi são premiadas por iniciativas sustentáveis

Hospital Municipal de Mogi e Santa Marcelina, em Itaquá, tiveram seus projetos condecorados no Sírio Libanês

 
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e o Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba receberam na manhã de ontem o prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA). 
 
 
A premiação aconteceu no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, durante o IX Seminário Hospitais Saudáveis.
 
Criado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, a premiação tem como objetivo estimular iniciativas sustentáveis no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País. 
 
Na ocasião, foram premiadas ações sustentáveis voltadas à reciclagem de materiais de resíduos, mobilidade, melhorias no gerenciamento de resíduos em serviços de saúde, educação e gestão ambiental para os colaboradores e a comunidade, plantio de árvores, tratamento de efluentes, economia no uso de água e energia elétrica, gerenciamento de resíduos perigosos, entre outras.
 
Em Itaquá, o Hospital Estadual foi um dos premiados ao apresentar um projeto que visa engajar funcionários e colaboradores em prol de ações sustentáveis dentro de um ambiente hospitalar. 
 
O plano apresentado consistia em ações voltadas ao desenvolvimento e implantação de um programa de recolhimento de pilhas para reciclagem e a realização de uma gincana ambiental com funcionários que, durante dois meses, tiveram que colocar em prática ações sustentáveis como reciclagem de materiais, doação de sangue, plantação de mudas de árvores e outras, que eram trocadas por pontos, que variavam de 0,5 a 30.
 
Ao final, o espaço conseguiu recolher 13.098 pilhas, que foram encaminhadas para o descarte correto; 109 kg de latas de alumínio destinadas para a reciclagem; seis árvores plantadas, além da ação de doação de sangue.
 
Mogi, por sua vez, foi premiada pelo segundo ano consecutivo com o Hospital Municipal, que elaborou um projeto por meio do setor de Sustentabilidade do espaço, que visa combater as mudanças climáticas através do incentivo do uso do transporte público e alternativo entre colaboradores do hospital e os cidadãos em geral. 
 
O programa também propõem atividades lúdicas e educativas e a criação de uma estrutura adequada para a utilização de meios de transporte alternativos.
 
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, que representou o município na entrega do prêmio, foram 112 unidades que apresentaram os seus projetos, destes, 15 foram premiados, entre eles, o hospital da cidade.
 
 "É muito importante ter esse reconhecimento.
 
 Vale destacar que o HMMC está funcionando há menos de cinco anos e já foi contemplado pela segunda vez na premiação. 
 
Isso é muito importante para a área da Saúde do município", ressaltou Cusatis.
 
* Texto sob supervisão do editor.

Unidades ganhadoras

Unidades de saúde ganhadoras do prêmio "Amigo do Meio Ambiente" 2016
· AME Santo André
· Associação Congregação de Santa Catarina
· Associação Saúde da Família
· Faculdade de Medicina, Instituto de Medicina Tropical e Serviço de Verificação de Óbito da Capital da Universidade de São Paulo
· Fundação do ABC e a Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus
· Hospital de Base de São José do Rio Preto
· Hospital e Maternidade Celso Pierro
· Hospital Estadual de Diadema
· Hospital Municipal de Mogi das Cruzes
· Hospital Municipal Vereador José Storopolli
· Hospital Regional do Baixo Amazonas
· Hospital Regional do Cariri
· Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba
· Instituto Butantan
· Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog