Mogi das Cruzes - Processo de seleção de músicos para formação instrumental da Banda Santa Cecília é aberto
A seleção de músicos para a nova formação da Banda Santa Cecília é o segundo passo rumo à reestruturação da corporação, que teve seu patrimônio assumido pelo município |
Podem se inscrever músicos brasileiros ou estrangeiros maiores de 16 anos. Aqueles que residirem em Mogi das Cruzes terão vantagem dentro do processo, pois a localidade é um dos critérios de seleção. É preciso que os candidatos tenham conhecimento musical e saibam fazer leitura de partitura. Todos precisam também apresentar a ficha de inscrição, que está anexa ao regulamento, preenchida. No caso de menores de 18 anos, a ficha deve ter a assinatura e documentos dos responsáveis legais.
Os processos de inscrição e participação da prática são gratuitos. A seleção em si caberá a uma banca examinadora, composta por pessoas de reconhecida atuação na área da música. As vagas disponíveis obedecem à seguinte disposição: 2 flautas, 1 oboé, 4 clarinetes, 3 saxofones (alto, tenor e barítono), 2 trompas, 2 trompetes, 2 trombones, 1 eufônio, 1 tuba e 3 percussões.
Nos dias do teste, o candidato deverá apresentar a ficha de inscrição preenchida e também cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência, mais currículo do músico (se houver) e quatro cópias da partitura da música de livre escolha. As provas serão realizadas por ordem de chegada e tanto as partituras quanto os instrumentos necessários para a execução das peças são de responsabilidade do candidato.
Cada candidato será avaliado diretamente de acordo com o que a banca examinadora julgar necessário. Ela também pode optar, por exemplo, por ouvir apenas trechos das músicas requisitadas, se assim achar suficiente para a avaliação.
Na execução da peça de livre escolha e também na peça de confronto, o candidato será avaliado em três quesitos: execução, interpretação e afinação, sendo a pontuação de 0 a 5. Também serão critérios de avaliação a leitura a primeira vista, a localidade e a entrevista. Nesta última, o candidato será analisado pelo seu perfil, disponibilidade, comprometimento e quaisquer outros aspectos que a banca julgar necessários. Os critérios de desempate, caso ocorra, serão execução musical da peça de confronto, leitura a primeira vista e entrevista. Se persistir o empate, será feito sorteio.
A utilização de pianista ou outro instrumentista acompanhador é facultativa e de responsabilidade do candidato. No caso de percussionistas, a Secretaria de Cultura informa que o EMAM possui corpo de bateria, sendo necessário que o percussionista/baterista leve suas peças pessoais, como pedal de bumbo, pratos e caixa.
Os ensaios e preparação de repertório da Banda se darão entre junho e agosto de 2016. Já as apresentações e concertos serão programados no período entre agosto e dezembro de 2016. Os músicos deverão participar semanalmente dos ensaios, todas as quartas-feiras, das 19h às 22h e precisam chegar com 20 minutos de antecedência. Atrasos de 20 minutos serão considerados como falta. No caso de três faltas sem justificativa aos ensaios, o músico será excluído do quadro efetivo e um suplente será chamado para suprir a vacância. Já a falta em um concerto implicará na exclusão do profissional da banda. Os aprovados deverão levar os seus instrumentos para a realização do seu trabalho.
“Fizemos uma reunião com os músicos da banda na quarta-feira da semana passada e todos ficaram felizes com a possibilidade da Prefeitura dar esse suporte. Elogiaram também o teste de seleção, alegando que isso fará com que a banda seja composta por músicos do mesmo nível, agilizando os trabalhos e resultados”, declara o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, que adianta ainda a intenção da Cultura em retomar o projeto Madeiras e Metais assim que a formação da banda for definida. Por meio da iniciativa, os componentes da banda ministrariam gratuitamente aulas de instrumentos sinfônicos para músicos do município.
A Secretaria de Cultura poderá ampliar o período de teste, caso seja necessário para a atender a todos os interessados. A Cultura também pode, a qualquer momento, realizar novo convite para preenchimento de vagas que fiquem remanescentes.
O início do processo de seleção se dá exatamente seis dias após o anúncio oficial, feito pelo prefeito Marco Bertaiolli, de que a Prefeitura de Mogi das Cruzes está assumindo o patrimônio imobiliário e cultural da Corporação Musical Santa Cecília. O principal objetivo é a preservação da banda e também do prédio sede da corporação, que estava fechado em estado de deterioração. A Secretaria de Cultura já possui o projeto arquitetônico básico e está finalizando levantamentos, para que as obras possam ser orçadas. A previsão é que até o final do ano o prédio esteja recuperado. Até lá, a Cultura permanece disponibilizando o espaço do Casarão do Carmo para os ensaios. (LMS)