Mapa do impeachment feito pela oposição e pelo governo mostra contagem bem apertada O ex-presidente Lula está buscando apoio para barrar o processo na Câmara. No fim de semana, ele já conversou com membros de algumas legendas menores. Estão sendo oferecidas pastas, como o Ministério dos Esportes, ao PRD.


A semana no Congresso já começou com uma polêmica sobre a ordem de votação do impeachment.

 A decisão depende de uma interpretação do regimento interno da Casa. O grupo contra o impeachment avalia que se começar pelo Sul, maioria seria a favor do impeachment, o que poderia constranger outros parlamentares indecisos e fazer com que mudem o voto.

A ordem de chamada dos parlamentares depende de interpretação de regimento interno da Casa.

 A votação pode começar de Norte a Sul ou de Sul a Norte. Grupo contra a presidente, a favor do impeachment, avalia que se a votação começar pelo Sul, a tendência é de ter mais votos favoráveis ao impeachment, o que constrangeria os indecisos, influenciando-os a votar pelo impeachment. 

 Se começar pelo Norte ou Nordeste, pode acontecer o contrário. Regimento fala “De Norte a Sul, e vice-versa”. Votação do processo de Collor não serve como parâmetro, já que foi feita por ordem alfabética.

Postagens mais visitadas deste blog