Vila Industrial é a campeã do carnaval de Mogi das Cruzes Escola, que voltou ao grupo especial este ano, falou sobre resiliência. Unidos do Sales levou o título do Grupo de Acesso.
A Unidos da Vila Industrial conquistou o título do carnaval de Mogi das Cruzes.
O anúncio foi feito após a apuração na tarde desta segunda-feira (8) na sede do Tiro de Guerra em Mogi das Cruzes.
A escola somou 178,7 pontos. Em segundo, ficou a escola Estação Primeira de Brás de Cubas com 178,1 pontos.
A Águia de Prata conquistou a terceira colocação, totalizando 176,6.
As escolas Imperatriz do Rodeio e Acadêmicos da Fiel foram rebaixadas.
"No ano que vem nosso trabalho será combrado como campeã e e não vamos deixar a peteca cair. Trouxemos a resilência das pessoas e isso nos ajudou. Demos a volta por cima, inclusive, nosso samba enredo foi mudado cinco vezes", disse Emerson Rodrigues da Silva, presidente da escola.
Acesso
A campeã do Grupo de Acesso foi a Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos do Sales. Com isso, a agremiação garante o direito de desfilar no Grupo Especial no ano quem vem. Segundo a organização, a escola perdeu apenas 0,5 ponto por não ter entregue os croquis das fantasias.
De acordo com a secretária da escola, Amanda Sales, em 2017 o grupo continaurá concentrado.
"Queremos trabalhar para continuar no grupo especial. Foi com muita garra que eles conseguimos esse título", diz. A escola encerrou o primeiro dia de desfiles com o enredo "A Amazônia e seus mistérios, a Unidos do Sales clama por sua preservação".
Prêmios
Além disso, a organização entregou três prêmios Estandarte de Ouro. Na categoria Escola Empreendedora, a Águia de Prata levou a melhor por ter sido a agremiação que mais captou verba para o carnaval. A escola também foi premiada com outro standart por ser a que mais teve diálogo com a comunidade.
Teve ainda o prêmio incentivo (que é só entregue às escolas do Grupo de Acesso) Quem levou foi a Unidos do Sales cujo reconhecimento, segundo a organização, é direcionado à escola que participou do carnaval de forma mais correta.
A premiação ainda reconheceu a escola Guerreiras de Fogo como melhor bateria e a Unidos do Sales com a melhor rainha de bateira. O prêmio de melhor torcida foi para a Águia de Prata e a Acadêmicos do São João foi eleita a escola com melhor alegoria.
A Unidos da Vila Industrial ganhou os prêmios de melhor mestre-sala e porta bandeira, enredo, samba enredo e fantasia. Já a Estação 1ª de Braz Cubas ganhou nos quesitos de carnavalesco, comissão de frente e puxador.
Desfiles
As seis escolas de samba do grupo especial encerraram o segundo e último dia de desfiles do carnaval de Mogi das Cruzes neste domingo (7). Cerca de 20 mil pessoas acompanharam a folia, segundo a Prefeitura e Polícia Militar. Uma pessoa foi detida na dispersão e encaminhada ao 1º Distrito Policial. De acordo com o capitão Anderson dos Santos, o homem era procurado pela Justiça. A Prefeitura não registrou intercorrência.
No sábado (6), passaram pela Avenida Cívica, no Mogilar, as três agremiações do grupo de acesso. A grande campeã do carnaval 2016 será anunciada nesta segunda-feira (8), a partir das 14h, quando acontece a divulgação das notas, no Tiro de Guerra.
Unidos da Vila Industrial em Mogi das Cruzes
(Foto: Cristina Requena/G1)
(Foto: Cristina Requena/G1)
A professora Adriana de Godói, do Jardim das Bandeiras, estava emocionada com o desfile da Vila. "Já fiz parte da escola, mas me afastei para cuidar da família. A Vila está no meu coração e vai levar o título".
Acadêmicos da Fiel em Mogi das Cruzes
(Foto: Cristina Requena/G1)
(Foto: Cristina Requena/G1)
Na sequência, homenageando Tirreno Da San Biagio - o Tote, diretor e fundador de O Diário, a Águia de Prata, campeã de 2015, foi a terceira escola a passar pela Avenida Cívica. Tote faleceu em outubro de 2015, aos 83 anos, de falência múltipla dos órgãos.
Moradora do Botujuru, Janete Zancareli, garantiu um lugar na primeira fila para ver os desfiles. Para ela, a grande surpresa da noite foi a Vila Industrial. "Acompanho todos os anos e a Vila, por ter subido para especial, estava muito boa".
Imperatriz do Rodeio, em Mogi das Cruzes
(Foto: Cristina Requena/G1)
(Foto: Cristina Requena/G1)
A penúltima agremiação a desfilar foi a Estação Primeira de Brás de Cubas, vice-campeã do ano passado. Este ano, em busca do título, o enredo "Vamos embarcar juntos nesse trem da alegria, em busca do mundo de fantasia" fez o público embarcar em uma viagem para o mundo da imaginação, onde tudo é possível.
Acadêmicos do São João, em Mogi das Cruzes
(Foto: Cristina Requena/G1)
(Foto: Cristina Requena/G1)
O carioca Everaldo Cândido assistiu ao desfile das seis escolas e afirma que a São João encerrou em grande estilo o carnaval mogiano. "Sou da Mocidade Independente de Padre Miguel, mas digo de coração que a São João fechou o carnaval com chave de ouro".
A funcionária pública Eliana Lopes de Almeida aprovou os desfiles, mas achou o espaço das tendas desconfortável. "Faltou arquibancada", disse.
Vila Industrial comemora vitória no carnaval de Mogi das Cruzes
TV DIÁRIO