Inflação está generalizada e continuará subindo, diz JPMorgan

© Fornecido por Empiricus Consultoria e Negócios Ltda. 

 O resultado levou o JPMorgan a revisar a expectativa de inflação para 2016 de 7,1% para 7,4% (Tânia Rêgo/ABr) 

Resultado de imagem para inflação 
SÃO PAULO – A inflação no Brasil continua subindo e parece fora de controle ao mostrar resultados acima dos vistos no passado quando a maior parte do ajuste era explicado pela decisão do governo de liberar os preços represados. 

“O ano apenas começou e a inflação já surpreendeu para cima”, destacam os economistas Vinicius Moreira e Cassiana Fernandez do JPMorgan.

“Vale notar que o resultado inesperado de hoje ficou acima da inflação de janeiro do ano passado de 1,24% quando tanto a eletricidade quanto os preços dos ônibus subiram mais de 8%”, ressalta o banco em um relatório enviado ao mercado nesta sexta-feira (5).

O IPCA(Índice de Preços ao Consumidor – Amplo) do primeiro mês de 2016, divulgado hoje, ficou em 1,27%. Em 12 meses, a inflação é de 10,71%, a maior patamar desde novembro de 2003.

Um detalhe do resultado publicado pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o índice de difusão, que mede o número de itens, em todas as categorias, que tiveram variação positiva. 

O percentual de itens do IPCA com variação positiva saltou para 77,5%, a partir dos 74,8% vistos anteriormente. 

O número está perto das máximas históricas.

Resultado de imagem para inflaçãoO resultado levou o JPMorgan a revisar a expectativa de inflação para 2016 de 7,1% para 7,4%. 

Para 2017, a estimativa foi mantida em 6,5%.

Postagens mais visitadas deste blog