SP divulga nesta sexta escolas que serão afetadas por reorganização

Prédios poderão ser aproveitados para creches ou ensino de adultos.
Para secretário da Educação, sistema de ciclo único melhora aprendizado.

Do G1 São Paulo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai divulgar na sexta-feira (23) um estudo sobre a reorganização das escolas em unidades de ensino fundamental 1, para crianças do 1º ao 5º ano, ensino fundamental 2, do 6º ao 9º ano, e ensino médio. O estudo inclui o nome de escolas que serão disponibilizados e poderão ser usadas para outros fins, como creches ou Fatecs.
O secretário da Educação, Herman Voorwald, afirmou nesta quinta-feira (22) em entrevista ao SPTV que as 91 diretorias de ensino do estado estudaram a mudança a pedido da secretaria. “Nós estamos validando os trabalhos e amanhã o resultado será apresentado”, disse.
O secretário defendeu a mudança pretendida pela secretaria. "É muito claro que isto melhora o aprendizado das crianças", afirmou Voorwald. Para a Secretaria da Educação, a melhora no rendimento dos alunos nas escolas de ciclo único é de 15%.
A ideia é que professores e outros profissionais da escola, além da própria estrutura, possam estar voltadas a crianças de determinada faixa etária.
Segundo a Secretaria da Educação, os alunos que vão precisar ser transferidos serão matriculados em escolas que ficam até no máximo 1,5 km de suas casas. Eles serão informados sobre o endereço da nova unidade até o mês de novembro.
Prédios
Herman Voorwald afirmou que a intenção da mudança não é fechar escolas. "Toda ação foi preparada para que não faltasse espaço para as crianças. Nós temos que ocupar as salas ociosas. Nós vamos mexer com mais de 2,9 mil salas ociosas", afirmou.
Ele destacou que escolas que eventualmente sejam desocupadas pelos atuais turmas poderão ser usadas como creches, Fatecs ou para o sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para escolas de ensino integral.
O secretário disse ainda que as contas feitas pela secretaria levaram em conta um possível aumento da procura por vagas na rede estadual em razão da crise financeira.
Ministério Público
Ministério Público do Estado abriu um inquérito civil para apurar a reorganização das escolas estaduais anunciada pela Secretaria Estadual de Educação. Entre outros esclarecimentos, a promotoria do órgão quer saber se de fato unidades serão fechadas e quais os benefícios que o governo espera com a mudança. A Defensoria Pública de São Paulo também já havia pedido explicações à secretaria.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog