Enem 2015: 364 candidatos foram eliminados no primeiro dia Primeiro dia de prova teve um óbito e cinco emergências médicas. Exame teve 25% de abstenção.

Isabella CalzolariDo G1, em Brasília
Um total de 364 candidatos foi eliminado no primeiro dia do Enem, segundo o ministro Aloizio Mercadante. As provas do primeiro dia do exame terminaram às 18h deste sábado (24).
Entre os desclassificados, 34 pessoas foram flagradas pelos detectores de metal com equipamentos eletrônicos e apenas uma pessoa foi eliminada por postar fotos dentro do local de prova em redes sociais. Segundo o ministro, a candidata reconheceu o erro, mas foi eliminada mesmo assim. "Mas qualquer participante pode ser eliminado a qualquer tempo", explicou Mercadante, durante entrevista coletiva em Brasília.
Mercadante afirmou que a fiscalização também encontrou candidatos com ponto eletrônico. O ministro não quis dizer quantos estavam portando o ponto, mas afirmou que eles foram levados para a Polícia Federal, que abriu um inquérito para investigar os casos.
“Nós tivemos no primeiro dia de aplicação um grande êxito na prova do Enem. Não tivemos nenhum incidente que pudesse prejudicar a realização do exame, os participantes deram as condições adequadas para fazer a prova e estamos celebrando um grande Enem bem implantado, seguro e com todos os nossos procedimentos e planejamentos se desenvolveram como nós prevíamos.”
Ausentes
O índice de abstenção no primeiro dia de prova do exame foi de 25,31%, de acordo com o ministro. O número é menor do que o registrado na edição do ano passado. "A cada ano vem diminuindo o número de abstenções, o que é muito positivo", disse Aloizio Mercadante.
O primeiro dia do Enem 2015 teve cinco emergências médicas e um óbito. Segundo Mercadante, Tatiana Macedo de Carvalho, de 22 anos, era uma das aplicadoras do Enem em Campo Grande. Ele afirmou que a jovem "teve uma crise convulsiva e acabou falecendo em seguida".
Segundo Mercadante, 6.911.938 participantes acessaram o cartão de inscrições e 834.498 não fizeram o acesso. Ele disse ainda que às 12h deste sábado, faltava, 844 mil participantes para confirmar a inscrição.
“Entre 12h e 12h30, na antevéspera, mais de 5 mil acessaram o cartão de inscrição quando faltava meia hora para fechar o portão. Entre 11h e 12h, 17 mil acessaram pela primeira vez seu cartão de inscrição. Após o 12h tivemos ainda 1,2 mil que a cada 10 min acessaram o cartão."
Ele ressaltou que os candidatos tiveram 22 dias para acessar o cartão de inscrições. “A imprensa falando, mandamos e-mails para todos os participantes, nos últimos dois dias foram e-mails e SMS, então é importante isso porque amanhã tem prova e não tenha mais essa situação. As pessoas já sabem o endereço, é mais fácil sair com antecedência, chegar com antecedência, para não termos esse tipo de prejuízo aos participantes.”
Pela primeira vez, o MEC não enviou os cartões de inscrição pelo correio e o candidato teve de acessar os dados na página do Enem na internet.
Programa ao vivo
Após o fim das provas, os estúdios do G1 em São Paulo e no Rio darão início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Curso e Colégio de A a Z e estudantes que fizeram o Enem.
Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem. No sábado, as provas serão de ciências humanas e ciência da natureza. No domingo, o Enem terá provas de linguagens, matemática e redação.
Candidatos que fizeram a prova poderão participar do programa enviando perguntas e comentários pela página da cobertura completa do Enem no G1.
Resolução das questões
G1 trará ainda a resolução das 90 questões de sábado e as 90 questões de domingo preparadas pelos professores do Cursinho da Poli. O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC até quarta-feira (28).

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog