Em vez de ostentação e falsas promessas, trabalho e resultados! Eis o estilo Mamoru de governar Itaquá

mamoru

Jornal Oi. 
Sem ostentação, sem enrolação, sem conversa mole, mas com muita paciência, trabalho, foco, compromisso com o povo e finalmente resultados. 
Assim pode ser avaliado e explicado o governo do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) que no próximo mês de dezembro completará três anos de mandato a frente da prefeitura de Itaquaquecetuba. 
Até bem pouco tempo Mamoru era criticado pela oposição e por parte da população que esperava resultados de um governo que assumiu uma prefeitura devastada por diversas administrações irresponsáveis e até inescrepulosas.
 Mas os resultados do governo Mamoru começaram a aparecer, especialmente na área da saúde, e a gritaria da oposição não está mais encontrando eco na sociedade de Itaquá, cidade que tem mais de 350 mil habitantes e um orçamento precário levando-se em consideração os problemas sociais e falta de infraestrutura do município. 
Mas, para surpresa de muita gente e espanto da oposição, mesmo a frente de uma prefeitura sem dinheiro e lidando com uma oposição sem limites e com uma população sem muita paciência, o atual governo está começando a arrumar a casa.
 Ou seja, Itaquá, sob o governo Mamoru, está deixando de ser terra de ninguém e já não é mais vista como uma cidade inviável. 
Foi sobre como está conseguindo fazer essa revolução/transformação silenciosa em uma cidade onde todos gritavam e ninguém tinha razão que o prefeito Mamoru Nakashima conversou nessa quarta-feira com a reportagem o Jornal Oi. 
Acompanhado do coordenador de comunicação da prefeitura, Renato Ourives e de assessores, o prefeito de Itaquá, que recentemente teve sua ficha de filiação ao PSDB abonada pelo governador Geraldo Alckmin, Mamoru, na verdade, revelou alguns importantes segredos da sua gestão a frente da prefeitura. Durante a conversa o prefeito Mamoru que é médico obstetra deixou ainda mais forte a impressão de que ele e seu jeito de governar são, de fato, uma novidade na política do Alto Tietê. Mais que novidade o estilo de trabalho de Mamoru (e os resultados que estão aparecendo) representam uma inovação que poderá ser adotada por candidatos a prefeito na eleição do ano que vem. O curioso é que o estilo de Mamoru, que não gosta de aparecer, que visita os bairros, que conversa olho no olho com a população em um primeiro momento, chegou a causar desconfiança na cidade, principalmente porque a população foi forçada a se acostumar/aturar, prefeitos fanfarrões que se baseavam em marketing, maquetes e reportagens compradas em páginas de jornais da região para convencer a população de que estavam trabalhando, que eram sérios e competentes. Mas dificilmente saíam do gabinete e quando faziam isso, circulavam pela cidade em carros blindados, rodeados de seguranças e assessores.
Um novo estilo
Mamoru faz exatamente o contrário do que fez e fazem os políticos fanfarrões, o que muita gente demorou para entender e aceitar. Desde que assumiu o comando da prefeitura, em janeiro de 2013, Mamoru tem se mostrado avesso ao marketing como forma de governar. 
Mamoru, de forma quase inédita no Alto Tietê, decidiu ele mesmo ir para os bairros e explicar para as pessoas que tinha herdado uma prefeitura quebrada, que não tinha dinheiro para fazer todas as obras necessárias, que iria se concentrar nas maiores prioridades (no caso a saúde). Nos primeiros dois anos do mandato suportou calado as críticas, os ataques e toda a pressão da oposição. 
Em vez de reclamar ou partir para o revide, Mamoru trabalhou com os poucos recursos que tinha para colocar a prefeitura em ordem, para garantir os serviços públicos essenciais à população e investir na melhoria da cidade, a começar pela saúde. Leia mais na próxima página.
Nos últimos dois meses, o governo Mamoru entregou dois novos serviços de saúde, o Centro de Saúde 24 horas e o posto de saúde do Centro da cidade. A entrega deste posto, no último sábado, contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) que aproveitou para inaugurar o centro de hemodiálise do Hospital Geral de Itaquá. 
Mamoru disse ontem que o seu governo tem gasto muito mais que os 15% estabelecidos pela Constituição Federal: “Estamos investindo tudo o que temos e podemos para melhorar a saúde. Até o final deste ano vamos centralizar diversos serviços da Secretaria de Saúde para torna-los mais eficientes e mais baratos. 
Temos indicadores da Secretaria de Saúde que cerca de 80% das pessoas que passam pelos serviços de saúde ficaram satisfeitos com o atendimento recebido. Isso nos deixa bastante satisfeitos porque deixa claro que todo o planejamento e trabalho realizados estão produzindo resultados concretos para a população e a minha missão como prefeito é melhorar a cidade e dar mais qualidade de vida para o povo e isso começa pela saúde”, argumenta o prefeito que aposta em um ano de 2016 com muitos investimentos na cidade.
Certidão Negativa de Débito
A Certidão Negativa de Débito (CND) é para uma prefeitura o mesmo que é para uma pessoa ter o CPF restrito. Quando uma prefeitura está com a CND positiva, ou seja tem dividas ou não prestou contas de forma correta, essa prefeitura tem o nome sujo e não consegue fazer financiamentos e nem repasses dos governos estadual e federal.
 O atual governo de Itaquá recebeu a prefeitura em janeiro de 2013 atolada em dívidas em sem a CND. Só agora, no segundo semestre de 2015, depois de pagar dividas deixadas pela gestão anterior, o governo está conseguindo liberar a Certidão e isso indica que a cidade deverá receber muitos investimentos até o ano que vem: “Só da Sabesp vamos receber o valor de R$ 3 milhões por mês durante 24 meses. Essa verba virá para Itaquá em razão da assinatura do novo contrato com a Sabesp. Vamos investir esse dinheiro em obras de infraestrutura em toda a cidade. 
Também já temos recursos liberados para revitalizar a praça João Alvares, para melhorar a estrutura no Parque Ecológico. Além disso teremos em 2016 novos recursos do Fumefi (para obras de infraestrutura) e vamos dar sequência à reforma e construção de novas escolas e ampliar mais a oferta de serviços em saúde. Mesmo sem o dinheiro que outras prefeituras tem, estamos mudando a realidade dessa cidade. 
Nossa parceria com o governador Alckmin já era muito boa antes de eu ingressar no PSDB e agora está ainda mais sólida, mas não sou de ficar ostentando, de ficar aparecendo em foto ao lado do governador. Não gosto de ficar falando em discurso. E a cada dia que passa sinto que já não existe espaço para político que só fala, que faz promessas, mas que não trabalha e não tem trabalho para apresentar a população”, disse.
Avalanche de inaugurações
Mamoru acrescentou que até o final de novembro, o seu governo vai entregar/inaugurar um serviço público por semana:
 “Tudo o que vamos entregar é fruto de muito trabalho e são equipamentos e serviços que vão melhorar a vida da população. 
Estamos cumprindo com o nosso dever de fazer o que as pessoas precisam e tenho convicção de que o povo de Itaquá sabe que estamos fazendo o melhor pela nossa cidade”, completou.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog