Mogi das Cruzes recebe 2.049 mil novas árvores no primeiro semestre deste ano

Mogi das Cruzes recebe 2.049 mil novas árvores no primeiro semestre deste anoMogi das Cruzes recebeu 2.049 novas árvores no primeiro semestre de 2014. Com esses plantios, o total de árvores na cidade chega perto de 40 mil unidades , de acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. O trabalho faz parte do Programa de Arborização da cidade, que é realizado pela secretaria e conta com o apoio de associações e entidades, como a Pastoral da Ecologia, além de contribuições de cidadãos que ajudam a aumentar a cobertura verde de Mogi.

“Fizemos o levantamento referente ao primeiro semestre do ano e o número é representativo. Levando-se em conta que tínhamos 37 mil árvores na cidade, plantamos 5,5% desse total somente neste semestre. O plantio de uma árvore é um momento especial, em que as pessoas se conectam com o meio ambiente e celebram o início da vida. Além das ações oficiais da Prefeitura, muitas pessoas também fazem o plantio de árvores em casa ou na área rural, o que vem colaborando para o aumento da cobertura verde da cidade”, comenta Campello.

De acordo com a secretaria, no primeiro semestre o distrito de Jundiapeba foi o que mais recebeu árvores – foram 561 novas mudas no total. Em seguida aparece o Parque Santana, com 311 mudas plantadas. A lista segue com o Taboão (300), Jardim Aeroporto III (180), Parque Centenário (168), Chácara Jafet (135), Centro Cívico (110), Vila Moraes (100), Mogilar (75), Vila da Prata (50), Cezar de Souza (40) e Jardim Esperança (19).

Neste domingo (06/07) pela manhã, o secretário do Verde participará de um plantio de mudas no Mogilar. O bairro recebeu 75 mudas e conta com parceiros e empresas que adotam praças, como o Espaço Cultural Swásthya Yoga, que cuida de uma praça na avenida José Benedito Braga: “Estas parcerias são muito valiosas, pois multiplicamos o número de parceiros e o resultado acaba sendo extremamente positivo para a cidade e para o meio ambiente”, observa.

Corredores verdes

Como parte do Programa de Arborização da cidade, Campello lembra que a secretaria também mantém um programa de formação dos chamados “corredores verdes” – que prevê o plantio contínuo de árvores ao longo das principais ruas e avenidas mogianas. As avenidas João XXIII, Vereador Dante Jordão Stoppa e Valentina Mello Freire Borenstein são exemplos de vias que receberam mudas como parte da iniciativa.

“Este é um trabalho realizado continuamente pela Secretaria e que traz importantes resultados, pois permite conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental”, lembra Campello, acrescentando que as mudas são plantadas nos canteiros laterais ou centrais, com o objetivo de estimular a conservação da natureza, a recuperação da paisagem, além de estimularem a contemplação e o lazer.

O conceito de corredores verdes, complementa o secretário, é colocado em prática em vários municípios, com bons resultados. Romildo acrescenta que os corredores verdes proporcionam, entre outros benefícios, o enriquecimento da paisagem urbana e a remoção do gás carbônico da atmosfera durante o período de crescimento das árvores, o que contribui para minimizar os efeitos do aquecimento. (MAS)

Postagens mais visitadas deste blog