"Filho que ama leva o pai ao AME"



AME atende 58 homens em programa contra doenças

Iniciativa incentiva pais a realizarem consultas com médicos cardiologistas e urologistas
Fábio Miranda
Da Redação
Daniel Carvalho

Atendimento é feito no único AME da região, que está localizado em Mogi; consultas são feitas aos sábados
Dat

O único Ambulatório de Especialidade Médicas (AME) do Alto Tietê, que fica em Mogi das Cruzes, realizou 58 atendimentos por meio do programa "Filho que ama leva o pai ao AME" entre o dia 26 de abril, quando a ação começou, e 10 de maio. A proposta, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, é incentivar os filhos a levarem os pais, acima dos 50 anos, para a realização de consultas médicas com cardiologistas e urologistas.

Em nota, a pasta estadual apontou que o atendimento é feito em dois finais de semana. "No primeiro sábado, o homem recebe uma consulta de enfermagem, colhe sangue para exames (hemograma completo, colesterol, glicemia, creatinina e dosagem de PSA) e passa por aferição de peso, altura e risco cardíaco. No sábado seguinte, o paciente retorna para buscar o resultado dos exames e ser avaliado por um cardiologista e um urologista".

A secretaria não soube informar quantos pacientes que visitaram o ambulatório durante este período apresentaram alguma alteração nos exames, mas se necessário um acompanhamento mais minucioso, ele poderá ser realizado no próprio AME. "Caso seja identificado qualquer problema, o paciente é encaminhado para tratamento e acompanhamento de rotina do próprio ambulatório, podendo, inclusive, ser encaminhado a outros especialistas se houver necessidade".

Apesar do endereço ser em Mogi, todos os moradores do Alto Tietê podem passar pelo ambulatório. Para tanto é preciso realizar o agendamento por meio do telefone 0800 779 0000, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Preocupantes
Dados do Centro de Referência em Saúde do Homem, tomando como base a cidade de São Paulo, mostraram que 60% dos pacientes que ficam doentes procuram tratamento somente quando as doenças mais graves estão em um estado avançado, por isso a necessidade da prevenção se torna imprescindível. 
A Secretaria de Estado da Saúde finaliza informando que o ideal é realizar pelo menos um consulta por ano.

"É preciso que o homem verifique se sua saúde está em dia, de forma preventiva, mesmo que não sinta nada".

Postagens mais visitadas deste blog