Suzano - Posto do SPPrev já presta atendimento em Suzano
Unidade beneficiará mais de 1,6 mil pessoas
A pedido do deputado Estevam Galvão, teve início o atendimento aos funcionários públicos estaduais inativos – aposentados e pensionistas, em Suzano. A unidade está localizada na rua General Francisco Glicério, nº 373, sala 07 B e permanecerá no local por aproximadamente três meses para realizar o cadastramento dos beneficiários residentes no município.
O deputado esteve no local para conferir o serviço prestado e garantir que o serviço seja realizado em todo o Alto Tietê. Suzano é a primeira cidade da região que recebe o posto da SPPrev. “Cerca de 1,6 mil aposentados e pensionistas serão beneficiados com a iniciativa. O recadastramento é obrigatório e muitos não tinham condições de se locomover até São Paulo para atualizar os dados. Vamos estender o serviço para as demais cidades da região”, adiantou o líder do Democratas.
Segundo Fernando Talazoni, coordenador de projetos especiais do Idort, o recenseamento dos aposentados e pensionistas está sendo realizado desde o ano passado e é obrigatório para todos os servidores públicos do Estado de São Paulo. Todos os funcionários públicos aposentados e pensionistas do Estado que foram comprovadamente convocados e não realizarem o censo terão o pagamento bloqueado. O Censo atingirá 420 mil aposentados e pensionistas em todo o Estado.
“O recadastramento é feito com horário agendado. A Idort entra em contato com o servidor inativo e agenda uma data para a realização do serviço. No caso de aposentados e pensionistas que não tiverem condições de se locomover até o posto da SPPrev, funcionários capacitados para a função vão até a residência do beneficiários realizar a atualização de dados”, explicou Talazoni.
CENSO A medida é obrigatória e exigida pelo Ministério da Fazenda a cada cinco anos. O último Censo da SPPrev aconteceu em 2009. O objetivo é identificar o perfil do público atendido pelo órgão previdenciário e promover a melhoria do gerenciamento e controle da base de dados.
O processo de atualização cadastral envolve, entre outras ações, aplicação de questionário e conseqüente laudo técnico de diagnóstico social e econômico, além de coleta e digitalização de documentação pessoal e de características biométricas dos inativos e pensionistas da SPPrev. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-8886660