Itaquaquecetuba - Mamoru cede terreno para IFSP abrir campus


Exibir mapa ampliado


Osvaldo Birke/PMI
Contrato foi assinado no início desta semana entre o prefeito e o reitor do Instituto


O prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PTN), assinou o termo de doação do terreno para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), visando a construção de um campus no município. A solenidade contou com a presença do reitor do Instituto, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges.

A área doada corresponde a dois lotes, o primeiro localizado na rua Fernando Vasconcelos Rossi, esquina com a rua Oito de Dezembro, com 16,5 mil metros quadrados. A segunda área possui 9,7 mil metros quadrados e está localizado na rua Quinze de Novembro, na esquina com a rua Primeiro de Maio. O total das áreas corresponde a 26,3 mil metros quadrados e são considerados de fácil acesso para moradores da cidade e também da região.

Segundo Borges, a previsão inicial é de que os cursos sejam oferecidos já no segundo semestre do ano que vem, porém, o processo pode variar de acordo com o andamento da licitação das obras. "Estão sendo realizados estudos socioeconômicos para traçar o perfil do município e, posteriormente, será realizada uma audiência pública com entidades, autoridades políticas e representantes da sociedade, para que sejam definidos quais os cursos devem ser implantados para atender as necessidades da região. Desse modo, é possível implantar cursos para qualificar melhor o munícipe e atender ao mercado de trabalho", explicou o reitor. 
Mamoru disse a implantação de um campus do IFSP é uma grande oportunidade para qualificar melhor os jovens da cidade para o mercado de trabalho. "O Instituto oferecerá ensino gratuito de altíssima qualidade para os munícipes e é uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional. Assim, todos saem ganhando, tanto as empresas, que precisam de mão de obra qualificada, quanto a população, que estará mais preparada para o mercado" destacou o prefeito.

O Instituto terá capacidade para atender cerca de 1,2 mil alunos. Os cursos de cada unidade podem variar conforme a necessidade do município e vão desde o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio até cursos Mestrado e Doutorado. A Instituição Federal conta também com a política de cotas e pretender desenvolver uma parceria com a prefeitura para realizar ações direcionadas para pessoas de baixa renda.

Dat

Postagens mais visitadas deste blog

Mega-Sena acumula