BRASÃO DE POÁ - SP - HISTÓRIA E SIGNIFICADO -

  
::: Conheça o Brasão
Terciado em faixa ondada de azul, com doze peixes também de prata, tendo o escudo sanítico de campo de prata com chefe duas estrelas de goles e na ponta a cruz da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo. Coroa mural de prata.

Simbologia
A faixa ondada com peixes de prata representa o nome Arujá (em tupi: Aru-ya), abundante de peixinhos, chamados no Estado de São Paulo de barrigudinhos, como se lê em Teodoro Sampaio:O Tupi na Geografia Nacional.
As duas estrelas em chefe representam os símbolos do Escudo de Armas do Brasil (com seu ornamento exterior) e do Estado de São Paulo (com o seu timbre sobreposto ao Escudo do mesmo Estado). A Cruz da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo é o símbolo tradicional do Brasil, já figurando nas caravelas do descobrimento, no Escudo do Brasil-Reinado e do Brasil-Império e, no espiritual, o Brasil pertenceu à nossa Ordem.
Trata-se de um brasão parlante, representando o seu próprio nome, isto é, a sua toponímia, Arujá, como figura central da sua simbologia. Foi conseguido o máximo de simbologia heráldica no mínimo de representação, o que constitui o ideal dos brasões heráldicos de domínio.
A coroa mural de prata é o símbolo de domínio. Representa autonomia política do município e símbolo de autoridade.
Fonte: Livro - Arujá Cidade Natureza
Autor: João G. Machado

  
::: Conheça Nossa Bandeira
A Lei de nº 171/68 dispõe sobre a criação da bandeira do município de Arujá: A bandeira é de formato retangular, dividida em quatro campos iguais, sendo dois azuis celeste, (cor do céu) e dois brancos, tendo no centro o brasão de domínio do município. A bandeira de Arujá foi desenhada pelo funcionário da Prefeitura do município de Arujá, Juvenal Barbosa, durante a administração do prefeito Benedito Manoel dos Santos, no ano de 1968.
O projeto e a distribuição da bandeira nas escolas e repartições públicas em Arujá foi uma cortesia do Lions Clube de Arujá.

Juvenal Barbosa
Domadoras do Lions Clube de Arujá, 1976.
Marcília Favier, Eduarda Alexandre, Tosca
Estevan e Emília Madeira
Fonte: Livro - Arujá Cidade Natureza
Autor: João G. Machado

Postagens mais visitadas deste blog