BRASÃO DE MOGI DAS CRUZES - HISTÓRIA E SIGNIFICADO

Brasão de Mogi das CruzesIdealizado pelo historiador Dr. Afonso Taunay e desenhado pelo artista J. Wasth Rodrigues, o brasão de armas do município de Mogi das Cruzes foi instituído pelo Ato nº 48, de 1º de julho de 1931 e restabelecido pela Lei nº 19, de 27 de fevereiro de 1948.

É composto por um escudo com um gibão de armas flechado, baseado no célebre quadro "Combate de Índios Botucudos com Soldados Milicianos de Mogi das Cruzes" - representado ao natural, em campo vermelho.

Cinco escudetes recordam e simbolizam uma série de fatos da história local e circunstâncias da vida mogiana. O primeiro escudete é partido ao meio, contendo uma pipa de ouro em campo vermelho, das armas de Braz Cubas; no quadrante inferior, um cardo verde em campo de prata das armas dos Braz Cardoso.

No segundo escudete, uma serpente de ouro sob uma faixa de prata em campo verde, que traduz a denominação "Mogi", que significa "rio das cobras". No terceiro escudete, três cruzes vermelhas da ordem de Cristo, em campo de prata, evocam a antiquíssima tradição dos três cruzeiros que ficavam no pátio da primeira igreja Matriz.

No quarto escudete há duas coroas de ouro em campo de verde, que simbolizam a fundação de cidades por mogianos mineradores de ouro, provenientes das margens do Rio Tietê. E no quinto escudete uma roda dentada de engrenagem simboliza a existência da já notável indústria moderna na cidade.

Como tenentes do escudo, dois bandeirantes revestidos do característico "Gibão de Armas", um deles empunhando uma bandeira de Santana, padroeira da cidade, e o outro, armado com um arcabuz. Como suporte, ramos de fumos e hastes de cana rememoram as duas lavouras tradicionais do município. No listal, em letras cor de prata sobre fundo vermelho, inscreve-se o lema "BANDEIRANTES GENS MEA", que se pode traduzir como "SOU DA GREI BANDEIRANTE" ou "PROCEDO DOS BANDEIRANTES"

Bandeira de Mogi das CruzesCriada em 1956 pelo então estudante Domingos Geraldo Sica, a bandeira de Mogi das Cruzes foi instituída e oficializada pela Lei Municipal nº 804 em 29 de novembro de 1956. Possui três faixas horizontais, sendo a de cima de cor preta, a do meio branca e a de baixo vermelha. Elas representam as raças da população que se formou no município: branca, negra e vermelha (índios). As faixas preta e vermelha tem cada uma 1/4 do total e a do meio tem 2/4, por ter sido maior a contribuição da raça branca.

No canto esquerdo, um triângulo de lados iguais com o vértice voltado para a direita e representando a Santíssima Trindade e, por extensão, Sant'Anna, padroeira de Mogi das Cruzes. Esse triângulo de cor azul, simbolizando o céu, tem uma estrela dourada em cada um de seus três ângulos, que lembra a expansão dos bandeirantes mogianos nos sentidos norte, noroeste e sudoeste. Ainda sobre este triângulo, há à direita o brasão da cidade e à esquerda uma cobra fumando, lembrança da participação dos mogianos na Força Expedicionária Brasileira, na 2ª Guerra Mundial, que foi a maior dentre todas as cidades do interior do Brasil.




🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog