Chuva intensa provoca alagamentos e transtornos no Alto Tietê

Chuva intensa provoca alagamentos e transtornos no Alto Tietê

Por g1 Mogi das Cruzes e Suzano

A forte chuva que atingiu o Alto Tietê na tarde desta quarta-feira (28) causou alagamentos, enchentes e diversos transtornos em várias cidades da região. Mogi das Cruzes e Suzano foram os municípios mais afetados, mas também houve ocorrências em Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.

Mogi das Cruzes

Em Mogi das Cruzes, o temporal provocou alagamentos em bairros como Jundiapeba, Centro, Mogilar e Parque Monte Líbano. Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou 95 milímetros de chuva em apenas três horas, volume equivalente a cerca de duas semanas do esperado para o mês de janeiro.

Na Vila Natal, parte de uma residência desabou. Apesar dos danos, não houve registro de vítimas. Ao todo, foram contabilizados cerca de 16 pontos de alagamento, além de quedas de árvores.

A avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, no Centro, ficou tomada pela água, obrigando lojistas a fecharem as portas. O Complexo Viário Jornalista Tirreno da San Biagio e a avenida Francisco Rodrigues Filho também registraram congestionamentos.

Em Jundiapeba, passageiros tiveram dificuldade para desembarcar de ônibus devido ao acúmulo de água. O bairro também foi atingido por chuva com granizo, que chegou a danificar um coletivo.

No Parque Monte Líbano, veículos estacionados ficaram submersos nas proximidades da Praça Francisca Cardoso de Mello Freire, onde sirenes de alerta foram acionadas.

Alerta da Defesa Civil

Por volta das 15h10, a Defesa Civil emitiu alerta severo para cidades do Alto Tietê, informando sobre a possibilidade de chuva forte, raios, ventos e granizo. A recomendação foi buscar abrigo em locais seguros.

Ferraz de Vasconcelos

Em Ferraz de Vasconcelos, foram registrados alagamentos principalmente nos bairros Vila São Paulo e Vila Jamil. O nível da água baixou rapidamente e não houve vítimas.

Itaquaquecetuba

Em Itaquaquecetuba, a rodovia Alberto Hinoto ficou alagada, causando interrupção no trânsito. 

A cidade registrou 39 milímetros de chuva e duas ocorrências, incluindo o extravasamento do Rio Tietê no bairro Tipóia e a queda de uma árvore na Vila Sônia.

Suzano

Em Suzano, o temporal causou o transbordamento do Rio Una e de outros cursos d’água. Segundo a prefeitura, choveu 115 milímetros em menos de uma hora, provocando enchentes em diversos bairros.

Uma mulher foi arrastada pela enxurrada ao tentar retirar um objeto de um veículo, mas foi socorrida por pedestres e recusou atendimento médico. Na avenida Mário Covas, uma família com três crianças ficou ilhada dentro de um carro e foi resgatada pela Polícia Militar.

Bairros como Jardim Luella, Vila Amorim, Vila Urupês, Jardim Revista e Jardim Maitê registraram alagamentos. Também houve queda de árvore na avenida Paulo Portela, sem vítimas.

Atendimento e orientações

Equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e secretarias municipais atuaram no atendimento das ocorrências, realizando limpeza, desobstrução de galerias e apoio às famílias atingidas.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo número (11) 4745-2150.

Fonte: g1 Mogi das Cruzes e Suzano 

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2026/01/28/chuva-intensa-causa-alagamentos-em-mogi-das-cruzes-defesa-civil-emite-alerta-para-alto-tiete.ghtml


Postagens mais visitadas deste blog

RICOS, PAGUEM A CONTA!