Conheça o alimento inesperado que fortalece os ossos
Conheça o alimento inesperado que fortalece os ossos
Comumente lembrado como um remédio natural para a prisão de ventre, a ameixa seca é um alimento que esconde um potêncial nutricional enorme, sendo grandemente rico em fibras, açúcares, vitaminas, minerais e antioxidantes.
O processo de desidratação que deixa a pele da fruta enrugada e escura, serve para preservar os nutrientes e concentra seus compostos, aumentando a durabilidade do alimento — podendo durar cerca de seis meses, e até mesmo um ano se forem armazenada de forma adequada. Por isso a quantidade de nutrientes como fibras, açúcares, vitaminas, minerais e antioxidantes nas ameixas secas é ainda maior que a proporção encontrada na fruta fresca, explica o nutricionista Milagros Sympson.
Sympson recomenda reidratar as ameixas secas — deixando de molho na água por alguns minutos — afim de melhor absorver os nutrientes e otimizar a digestão.

Ameixas secas e fresca (Foto: Reprodução)
Benefícios do alimento
Entre os principais benefícios do consumo regular, destacam-se melhorias na digestão, saúde muscular e óssea e nos níveis de inflamação.
- Apoio à saúde digestiva
O benefício mais conhecido da ameixa seca é o seu poder de prevenção ou alívio da prisão de ventre. Esse fator é devido a combinação de fibras solúveis e insolúveis e do sorbitol, um álcool de açúcar natural com efeito laxante leve, que atuam em conjunto para regular o trânsito intestinal.
Conforme Sympson explica, a fibra insolúvel aumenta o volume das fezes, facilitando a passagem pelo intestino, enquanto a fibra solúvel — como a pectina — alimenta as bactérias benéficas do cólon, melhorando a microbiota intestinal. E o sorbitol retém água no intestino, amolecendo as fezes.
- Aliadas da saúde óssea
Outro poder dessa fruta é o seu fator na prevenção da perda de densidade óssea e à redução do risco de osteoporose.
“A vitamina K ativa proteínas como a osteocalcina, que fixa o cálcio na matriz óssea. O magnésio e o potássio contribuem para a mineralização dos ossos e neutralizam o excesso de acidez, que pode enfraquecê-los. Já o boro melhora a absorção de cálcio e magnésio” explica Sympson. “Por fim, os polifenóis antioxidantes reduzem o estresse oxidativo e a inflamação, fatores associados à degradação óssea”.
- Regulação da glicose no sangue
Apesar do sabor doce, a ameixa seca têm impacto moderado na glicose sanguínea e podem melhorar a sensibilidade à insulina.
As fibras e sorbitol em alta quantidade no fruto retardam a absorção de açúcares no intestino, além de apresentar um índice glicêmico baixo a moderado.
“As fibras e os antioxidantes modulam a velocidade de absorção da glicose e melhoram a sinalização da insulina, tornando as ameixas secas uma opção saudável para quem quer controlar a glicemia sem abdicar do sabor doce” pontuou Sympson, com o alerta de que o consumo deve ser moderado — entre 50 e 100 g por dia — para evitar excesso calórico.
https://iclnoticias.com.br/ameixas-secas-o-alimento-que-fortalece-os-ossos/