Lula: governo dará linha de crédito a quem teve prejuízo com apagão em SP
O presidente Lula (PT) afirmou hoje (18) que o governo federal fornecerá uma linha de crédito às pessoas afetadas pelo apagão na cidade de São Paulo.
O que aconteceu
Lula não deu mais detalhes do programa para ajudar vítimas do apagão. O presidente disse que a iniciativa está em desenvolvimento pelos Ministérios da Fazenda e da Casa Civil, após pedido que ele fez ontem (17) ao ministro Fernando Haddad.
Pedi para o Haddad e a Casa Civil trabalharem, porque nós vamos fazer para a cidade de São Paulo o mesmo que nós fizemos para o Rio Grande do Sul.
As pessoas que tiveram prejuízos por conta do apagão, que perderam geladeira e inclusive sua comida que estava dentro da geladeira, o pequeno comerciante que perdeu alguma coisa, nós vamos estabelecer uma linha de crédito para que as pessoas possam se recuperar e viver muito bem. Eu não quero saber de quem é a culpa, eu quero saber quem é que vai dar a solução. E nós queremos encontrar a solução
Lula (PT), em evento em São Paulo nesta sexta (18)
Lançamento do Programa Acredita
Lula participou do laçamento de uma iniciativa do governo federal voltada a empreendedores. Ao lado de ministros e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o presidente inaugurou o programa Acredita, que vai lançar linhas de crédito a microempresários de baixa renda, como beneficiários de programas sociais, em parceria com bancos públicos e privados.
O apoio a microempreendedores vem ganhando importância na campanha eleitoral. Em São Paulo, o candidato Guilherme Boulos (PSOL) admitiu que sua campanha tem dificuldade em conversar com o eleitorado simpático ao discurso do empreendedorismo, que aderiu ao influenciador Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno. No último dia 10, em entrevista à rádio CBN, ele propôs criar na capital o programa "Acredita, Mulher", que seria semelhante à iniciativa federal, mas dirigido ao público feminino.
O presidente vai estar com Boulos em atos de campanha amanhã (19). O presidente e a candidata vice de Boulos, Marta Suplicy (PT), deverão participar de uma caminhada com o psolista no Grajaú, zona sul da capital. Para a tarde, está prevista uma caminhada em São Mateus, na zona leste.
Os eventos de amanhã deverão ser as últimas agendas de Lula na campanha de Boulos. No domingo (20), o presidente vai viajar à Rússia para participar da cúpula dos Brics e só deve retornar na sexta-feira (25), antevéspera do segundo turno.