Chuva será moderada em SP, com mais força em MG e RJ, diz novo alerta da Defesa Civil

Radares meteorológicos indicam que riscos de chuvas mais fortes se deslocaram para estados vizinhos

  • Isabela Palhares
São Paulo

Um novo alerta da Defesa Civil na manhã deste sábado (19) indica que as fortes chuvas esperadas para atingir o estado de São Paulo se deslocaram para Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Durante a noite de sexta (18) e a madrugada deste sábado, o sistema de acumulados meteorológico perdeu força em São Paulo. Com isso, o volume de chuvas previsto para o Estado ficou abaixo do esperado.

A propagação de uma frente fria ainda mantém as condições para chuvas, mas elas devem ter intensidade variando de fraca a moderada, principalmente no período da tarde.

Às 9h45 deste sábado, a Defesa Civil informou que chuvas fracas se espalhavam pela Grande São Paulo, com pontos mais significativos entre Piedade e Ibiúna. O monitoramento meteorológico indica que essas chuvas devem passar ao sul da capital e seguir para a Baixada Santista.

Pessoa anda em rua com guarda-chuva
Pedestre se protege na cidade de São Paulo; há previsão de chuva fraca em São Paulo durante todo o fim de semana - Zanone Fraissat- 16.set.24/Folhapress

Na tarde desta sexta (18), algumas regiões do estado enfrentaram precipitações com maior intensidade. Defesa Civil, governo e prefeituras acompanham a situação. Presidente Prudente, por exemplo, teve chuvas fortes com raios e vento.


"Os modelos meteorológicos estavam indicando risco para acumulados meteorológicos elevados, porém, o sistema ganhou força apenas em Minas Gerais e Rio de Janeiro, criando um cenário bem mais ameno no estado de São Paulo. Felizmente os acumulados ficaram abaixo do esperado devido à esse cenário", diz nota da Defesa Civil.

Ainda de acordo com a nova previsão, os municípios paulistas na divisa com Minas Gerais devem receber chuvas de intensidade moderada.

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou que o gabinete de crise continua montado para garantir pronta resposta à população em caso de emergência. Há cerca de 5 mil agentes mobilizados em todo o estado. Cada empresa de energia elétrica possui um representante no gabinete, permitindo comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle.

A manhã de sábado na capital paulista começou com tempo fechado e chuviscos isolados. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), há previsão de chuva fraca a moderada durante todo o dia, principalmente durante a tarde.

As temperaturas entram em declínio neste sábado, com máximas que não devem superar os 21°C e mínimas que podem chegar aos 16°C no período da noite.

Como se proteger durante tempestades


Ainda de acordo com o CGE, a frente fria começa a se afastar do litoral paulista, mas os ventos úmidos do oceano ainda devem causar muita nebulosidade e chuvas fracas. No domingo (20), a cidade deve ter garoa e temperaturas que devem variar entre mínimas de 15°C e máximas que não devem superar os 22°C.

Na segunda-feira (21) o tempo melhora e o sol retorna entre nuvens, favorecendo a elevação das temperaturas no decorrer do dia, sem previsão de chuva para a Grande São Paulo.

  • https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/10/chuva-sera-moderada-em-sp-com-mais-forca-em-mg-e-rj-diz-novo-alerta-da-defesa-civil.shtml

Postagens mais visitadas deste blog

Mega-Sena acumula