247 - Em uma postagem nas redes sociais, o jornalista Reinaldo Azevedo criticou as recentes ações do bilionário Elon Musk, dono da rede social X. Em uma série de postagens na própria plataforma, Azevedo descreveu o que chamou de “truque de Musk e seus musketeiros amestrados” ao discutir as implicações da decisão de Musk de encerrar as atividades da rede social no país.
Segundo o jornalista, Musk está tentando enganar o público ao afirmar que X deixará de operar no Brasil, quando na realidade o que ocorre é a retirada de um representante legal da empresa no país.
"'Encerra', mas mantém o acesso ao X, as contas, o faturamento… É truque: está apenas anunciando que não mais haverá representante legal do X no Brasil para, assim, descumprir ordens judiciais", aponta.
Com isso, segundo ele, o X continua acessível e funcional, mas sem cumprir as obrigações legais e judiciais que uma empresa operando no Brasil deve seguir.
Azevedo aponta que essa manobra transforma o X de uma rede social em uma “ferramenta externa de intervenção política de extrema-direita”, que visa a desestabilização política, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo.
Azevedo alerta para a possibilidade de que, ao forçar o descumprimento de ordens judiciais, a rede social possa ser retirada do ar pelo STF, o que serviria como combustível para uma reação contra o Supremo Tribunal Federal. Esse cenário, segundo ele, faz parte de um “projeto de poder” apoiado por figuras que se autodenominam liberais, mas que se alinham a esses interesses extremistas.
Azevedo conclui que Musk, ao agir dessa maneira, está atuando fora da lei no Brasil, o que representa uma ameaça significativa à soberania e à ordem jurídica do país.