ESSA "ANISTIA" É MESQUINHARIA, MORDOMIA, PATIFARIA
ESSA "ANISTIA" É MESQUINHARIA, MORDOMIA, PATIFARIA
Rima mas não é solução: o Senado aprovou, sem emendas, aquela autoanistia a partidos políticos que a Câmara tinha definido há 3 semanas (a federação PSOL/Rede batalhou tenazmente contra).
Algumas Excelências disseram NÃO, outras se ausentaram, mas a PEC passou, com 2 votos a mais que o necessário.
O PSOL ainda não tem representante no Senado (faz muita falta, naquele ambiente dominado por oligarcas). Consideramos nosso o voto contrário do senador Paulo Paim (PT/RS), a quem apoiamos no pleito passado.
Essa PEC cria uma espécie de "salvo conduto" para os partidos não prestarem contas do dinheiro público e privado que recebem. Tb alivia as multas dos que não cumpriram cotas e recursos para negros e mulheres e permite que a obrigatoriedade de candidaturas negras seja definida a critério das direções das legendas.
Uma vergonha corporativista, um atraso de legislação em causa própria!
Como essa autoanistia foi a 3a - e a maior de todas, com perda aos cofres públicos estimada em R$ 23 bi -, dessa vez veio como Emenda Constitucional, cristalizando o "liberou geral".
Esse é o "zelo" com o erário do Congresso Nacional, esse mesmo que se indigna quando suas emendas orçamentárias sem transparência são questionadas e suspensas.