STF vê provas suficientes para denúncia de Bolsonaro no esquema das joias

STF vê provas suficientes para denúncia de Bolsonaro no esquema das joias

Fontes da Corte afirmam que as evidências obtidas até o momento são de "extrema gravidade" e não necessitam de diligências complementares

12 de julho de 2024, 16:02 h 

 


247 – O relatório da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL) pelo esquema de desvio de joias do acervo da Presidência contém provas suficientes para que seja oferecida uma denúncia, afirmam ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi publicada pelo site CNN Brasil nesta sexta-feira (12).

Fontes do STF afirmam que as provas obtidas até o momento são de "extrema gravidade" e não necessitam de diligências complementares.

Após o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, ter encaminhado o relatório à Procuradoria-Geral da República (PGR), o órgão tem três opções: oferecer a denúncia, determinar novas investigações ou solicitar o arquivamento. Outra possibilidade é consolidar todos os indiciamentos contra o ex-presidente em uma única denúncia. O procurador-geral, Paulo Gonet, está atualmente analisando os autos para decidir como proceder.

Além do indiciamento pelo esquema das joias, Bolsonaro já foi indiciado pela suposta fraude no cartão de vacinação e pode também ser indiciado no inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Gonet está considerando unificar os indiciamentos em uma única denúncia para fortalecer as provas e adiar o oferecimento da denúncia para depois das eleições municipais, que ocorrerão em outubro. Em conversas reservadas, o procurador-geral tem expressado o desejo de evitar que sua atuação seja usada em campanhas eleitorais ou interpretada como perseguição política.

Apesar da análise da Corte sobre a consistência do relatório apresentado pela PF, Gonet ainda pode solicitar mais diligências. 

https://www.brasil247.com/brasil/stf-ve-provas-suficientes-para-denuncia-de-bolsonaro-no-esquema-das-joias

Postagens mais visitadas deste blog