Tempo e Temperatura em São Paulo sp

 


Notícias - CGE

21/11/2023 21:03 - Terça-feira

A Capital segue com céu nubladoo e com temperaturas amenas. No momento as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo registram 22°C de temperatura média, com umidade relativa do ar em torno dos 94%. A próxima madrugada deve registrar mínima média de 18°C.

O radar meteorológico mostra áreas de chuva apenas no oeste do estado. As próximas horas seguem sem expectativa de chuvas significativas na capital e região metropolitana.

O banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostra que novembro acumulou até o momento 75,9mm, ou seja, 56% dos 135,5mm de precipitação esperados para o mês. Dos 13 dias com registro de índice pluviométrico, os dias 03/11, 15/11 e 19/11 acumularam 66,9mm, isso equivale a 49,4% da média de 135,5mm. 

Novembro também registrou a maior máxima média do ano, e de todo o histórico do Centro que mantém dados de temperaturas desde 2004, com 37,8°C de média na cidade no dia 13/11, que também marcou a maior máxima absoluta, aquela registrada em um único local, do ano e do mês, na Vila Mariana, na Zona Sudeste, com 39,5°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No decorrer desta semana, a passagem de uma frente fria por São Paulo muda mais uma vez as condições do tempo. O sistema vai trazer chuva moderada a forte e diminuição da temperatura, amenizando temporariamente o forte calor.

Na quarta-feira (22), o ambiente atmosférico é de pré-frontal, ou seja, a sensação de calor vai aumentar no decorrer do dia. A mínima na madrugada deve ficar em torno dos 20°C. O calor aumenta no período da tarde em função do predomínio de sol entre poucas nuvens. A máxima deve chegar aos 31°C, com valores mínimos de umidade do ar na casa dos 33%. Entre a tarde e o início da noite, a infiltração da brisa marítima proporciona o surgimento de nuvens carregadas que geram pancadas de chuva com moderada intensidade em alguns momentos.

Na quinta-feira (23), a madrugada deve registrar termômetros em torno dos 20°C e céu nublado. Ao longo da manhã e boa parte do período da tarde, o predomínio será de sol entre poucas nuvens, o que facilita a elevação da temperatura até os 32°C. A aproximação de uma frente fria associada ao forte calor sobre a RMSP, proporciona a ocorrência de chuva moderada a forte com eventuais rajadas de vento que podem superar os 50km/h. Essa condição meteorológica aumenta o potencial para queda de árvores, formação de alagamentos, elevação dos níveis de córregos e rios, bem como escorregamentos de terra em áreas de risco.

  • https://www.cgesp.org/v3/noticias.jsp?id=47108

Postagens mais visitadas deste blog