Israel e Hamas anunciam cessar-fogo na Faixa de Gaza
- ICL Notícias
O governo de Israel anunciou uma trégua nos ataques à Faixa de Gaza. O acordo com o Hamas foi mediado pelos Estados Unidos e pelo Catar. Cinquenta dos 240 reféns israelenses serão libertados – a maioria é de crianças -, enquanto 150 prisioneiros palestinos serão soltos por Israel.
A pausa será de até cinco dias nos ataques a Gaza
Além disso, será permitida a entrada de ajuda humanitária pela passagem de Erez, no Norte.
Para validar o acordo, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu enfrentou forte oposição dentro do próprio gabinete de governo e de partidos aliados.
Entre os ministros que mais se opuseram, Itamar Ben-Gvir (Segurança Nacional) e Bezalel Smotrich (Finanças).
Os conflitos entre Israel e o Hamas começaram em 7 de outubro, após o grupo palestino fazer um ataque terrorista em território israelense.
O governo Netanyahu revidou com uma série de bombardeios sobre a Faixa de Gaza.
Desde o início dos conflitos, já foram registradas mais de 13,5 mil mortes — 1,4 mil israelenses e 12,3 mil palestinos.
O texto do acordo detalha que os reféns libertos pelo Hamas serão 30 crianças e 20 mulheres, entre elas oito mães, ao longo do cessar-fogo. Da parte de Israel, serão soltos três prisioneiros palestinos para cada refém liberado, totalizando 150.
Como parte da negociação, o governo israelense concordou interromper todos os ataques na Faixa de Gaza, aéreos e terrestres, por até cinco dias, e exigiu que a Cruz Vermelha possa visitar os reféns que continuarão sob custódia, garantindo seu acesso a medicamentos.
https://iclnoticias.com.br/israel-e-hamas-anunciam-cessar-fogo-na-faixa-de-gaza/