Rússia pede reunião de emergência do Conselho da ONU


Jamil Chade
Colunista do UOL
Embaixadoras do Reino Unido e dos EUA na ONU, Barbara Woodward e Linda Thomas-Greenfield
Embaixadoras do Reino Unido e dos EUA na ONU, Barbara Woodward e Linda Thomas-Greenfield Imagem: REUTERS/Andrew Kelly/16.out.23

Diante da crise política e humanitária estabelecida com o ataque contra o hospital e uma escola em Gaza, o governo da Rússia anunciou que solicitou ao Brasil que convoque uma reunião de emergência do Conselho de Segurança para a quarta-feira.

O Itamaraty preside o órgão da ONU durante o mês de outubro e cabe ao governo brasileiro convocar reuniões de emergência.

Num comunicado, diplomadas russos indicaram que a convocação foi feita também pelo governo dos Emirados Árabes Unidos e que o encontro foi proposto para ocorrer às 10 horas de Nova York (11h de Brasília).

"Vamos ver como reagem nossos colegas Ocidentais", afirmou o embaixador russo Dmitry Polyanskiy.

Desde o começo da crise, o Conselho de Segurança já se reuniu em três ocasiões e não chegou sequer a um acordo para denunciar a violência no Oriente Médio.

O impasse ocorre principalmente diante do enfrentamento entre russos e potências ocidentais. Há sete anos o Conselho não chega a um acordo para aprovar uma resolução sobre a questão palestina.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis. 

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/10/17/russia-pede-reuniao-de-emergencia-do-conselho-da-onu.htm


Postagens mais visitadas deste blog