Israel anuncia zona humanitária no sul de Gaza; local já foi alvo da FDI


Robson Santos
Do UOL, em São Paulo
Atualizada em
13.out.23 - Palestinos carregando seus pertences fogem para áreas mais seguras na Cidade de Gaza após ataques aéreos israelenses
13.out.23 - Palestinos carregando seus pertences fogem para áreas mais seguras na Cidade de Gaza após ataques aéreos israelenses Imagem: MAHMUD HAMS / AFP

Após dias de negociações com o Egipto, Brasil, os EUA e outros países para criação de uma região segura para os fugitivos da guerra entre Israel e Hamas, as Forças de Defesa israelense anunciaram a criação de uma zona humanitária no sul de Gaza onde será fornecida ajuda internacional.

O que aconteceu

O governo de Benjamin Netanyahu pediu para os palestinos irem para Al-Mawasi, perto de Khan Younis, onde será criada uma zona onde "a ajuda humanitária internacional será fornecida conforme necessário". As informações foram divulgadas em um comunicado, nesta quarta-feira (18).

Também foi renovado o apelo aos palestinianos na parte norte da Faixa de Gaza para que migrem para o sul, uma vez que os militares alertaram que em breve irão atacar fortemente a área.

Mapa de Israel indica Al-Mawasi, local onde ficará a zona Humanitária no sul da Faixa de Gaza
Mapa de Israel indica Al-Mawasi, local onde ficará a zona Humanitária no sul da Faixa de Gaza Imagem: FDI (Força de Defesa de Israel)

A agência da ONU para os refugiados palestinos afirma que Khan Younis e outras áreas do sul foram atingidas por ataques aéreos israelenses nos dias anteriores, apesar do pedido para as pessoas se deslocarem para o sul.


Na semana passada o Exército israelense ordenou que a população saia do norte de Gaza dentro de 24 horas. Mais de 1 milhão de pessoas vivem na região, e a ONU disse temer "consequências humanitárias devastadoras". O Hamas contesta a ordem de Israel e disse que não vai abandonar "nossas terras, casas e cidades"

Na sexta-feira, pelo menos 70 palestinos foram mortos em ataques aéreos israelenses enquanto fugiam do norte para o sul.


"Um foguete direcionado a Israel falhou e explodiu às 18h59 - no mesmo momento em que um hospital foi atingido em Gaza", escreveu as FDI.


Após questionamentos sobre uma possível manipulação de imagens —o ataque ao hospital teria ocorrido às 19h59 (horário local) e não 18h59, como mostrado e apontado nos registros divulgados por Israel— as FDI publicaram outro vídeo, que seria ao vivo e transmitido pela rede de televisão Al Jazeera.

As imagens mostram o suposto foguete perdendo altitude, seguido da explosão no hospital. "Verifique suas próprias imagens antes de acusar Israel. 18:59 - Um foguete direcionado a Israel falhou e explodiu. 18h59 - Um hospital foi atingido em Gaza".

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2023/10/18/israel-anuncia-zona-humanitaria-no-sul-de-gaza-local-ja-foi-alvo-da-fdi.htm

Postagens mais visitadas deste blog