Nesta sexta-feira (13) e sábado (14), despedida de Akinori Nakatani que faleceu aos 80 anos será no ateliê do artista e terá mostra de peças e objetos feitos por ele


 Eliane José

12/10/2023 às 12:03.Atualizado em 12/10/2023 às 18:45

Em um convite aberto ao público, a família do artista plástico Akinori Nakatani convida amigos e o público que acompanhou a trajetória do ceramista para o "retorno", um momento de despedida e homenagens que será realizado nesta sexta-feira (13) e no sábado (14), em Mogi das Cruzes.
Não houve cerimônia fúnebre após a morte de Nakatani, que sofreu um infarto fulminante no último dia 28 de setembro. 

As cinzas dele permanecerão no ateliê, na Casa de Cerâmica Nakatani, localizado na Estrada do Capixinga, na região rural entre Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim. 
A pedido de Nakatani, imigrante japonês que foi o responsável pela restauração e o reconhecimento do Casarão do Chá, no Cocuera, como patrimônio histórico nacional, não houve velório.
Após o retorno das cinzas para o ateliê-casa, a família abriu espaço para as despedidas de conhecidos, vizinhos e o público que acompanhou a trajetória e obra do mestre ceramista.
Haverá uma exposição de peças, objetos e outros itens do artista plástico.
Na mensagem, os Nakatani agradecem o apoio recebido desde a notícia do desaparecimento do patriarca e comunicam que a despedida será nos dois próximos dias, das 8 às 19h, na Casa da Cerâmica Nakatani.  
"Nesta oportunidade, temos o prazer de relembrar o apoio, o favor e a gentileza que Nakatani recebeu durante a vida. Em nome do falecido, gostaríamos de expressar nossa mais profunda gratidão.Família Nakatani", diz o convite.
Nakatani era casado com Mary Noriko e pai de Miha, Higussa e Yuuki, que respondem agora pela tradicional cerâmica praticada no local e também pela obra mantida pela Associação do Casarão do Chá.  
É solicitada a confirmação de presença nos telefones pelo 95443 8241( Miha) ou 98163 7846 ( Yuuki).
A localização da Casa da Cerâmica Nakatani poderá ser encontrada pelo Google maps. Como não há sinal de celular na região, haverá o reforço de placas que indicam a localização do endereço, que pode ser acessado a partir da rodovia Mogi-Salesópolis.  
Homenagens
Nos últimos dias, a família do artista vem recebendo o apoio e a atenção de pessoas e instituições que atravessaram a vida de Akinori Nakatani. 
O artista chegou a Mogi das Cruzes na década de 1970 e construiu, com a mulher, a casa da família e o ateliê, onde os filhos e também artistas, Miha e Yuuki, aprenderam o ofício do pai desde os primeiros anos de idade.  

Entidades como o Bunkyo de São Paulo e a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes emitiram comunicados e moção de pesar e destacaram o papel fundamental de Nakatani na cerâmica brasileira. Ele fez parte, entre outros passos artísticos, do grupo de ceramistas que introduziram o forno japonês, Noborigama, no País. 
Além disso, entregou 30 anos de sua vida à proteção e salvaguarda da história da Imigração Japonesa no Brasil - durante três décadas, ele defendeu, coordenou e executou o projeto pioneiro de preservação da antiga Fábrica de Chá Tokyo, o Casarão do Chá, que se transformou em um polo de cultura que abre aos domingos - aliás, neste domingo, 15, o local estará funcioinamento.
Parte dessa história e a programação deste polo cultural e turístico podem ser acompanhadas nas redes sociais do Casarão do Chá.  https://odiariodemogi.net.br/cultura/no-atelie-de-nakatani-homenagem-tera-exposic-o-do-acervo-do-artista-1.74694 




Postagens mais visitadas deste blog