Alça ao Rodoanel, Corredor Metropolitano e duplicação da estrada de Santa Isabel: Suzano e região seguem sem saber quando o governo Tarcísio vai iniciar esses investimentos (obras) de mais de R$ 1 bilhã
- Oi Diário

Antes de iniciar uma nova série de questionamentos junto ao governo do Estado de SP sobre projetos e obras estruturantes à região do Alto Tietê (que são prometidas faz pelo menos 10 anos à região), a reportagem do Oi reproduz os últimos questionamentos feitos pelo jornal à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística sobre a alça ao trecho Leste do Rodoanel em Suzano, a duplicação e requalificação da estrada de Santa Isabel (em Itaquá) e a implantação do Corredor Metropolitano entre Arujá e Ferraz. Importantes que todos os questionamentos e os respectivos esclarecimentos foram feitos no mês de setembro. Importante ressaltar que as três obras/projetos destacados nessa reportagem exigirão investimentos de mais de R$ 1 bilhão. O problema é que não existem prazos definidos para o início de nenhuma delas e a reportagem do Jornal Oi vai continuar cobrando que o governo do Estado cumpra com as promessas de executar essas obras que vão colocar a região do Alto Tietê em um outro patamar de desenvolvimento econômico e social.
*Pauta alça ao Rodoanel e Suzano e Corredor Metropolitano
1 Após os primeiros 8 meses do novo governo de sp, quais são as definições em relação a contratação do projeto executivo e início das obras físicas da alça ao trecho Leste do Rodoanel em Suzano – na SP-66? Qual o investimento previsto no projeto? E na obra? Qual e a previsão de inauguração dessa alça de saída do Rodoanel em Suzano?
2 Em 2014 o governo do Estado anunciou as obras do Corredor Metropolitano (Ferraz – Poá – Itaquá – Arujá). Após 8 meses do novo governo, qual é a situação desse projeto – o governo estadual desistiu de implantar esse corredor no Alto Tietê? Se desistiu, qual foi o motivo?
Esse corredor ainda será implementado? Se sim, em que fase estão o projeto e a obra? Qual é o cronograma para a entrega dessa obra? Qual é a previsão de investimentos?
Os esclarecimentos do Departamento de Imprensa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística
1 O DER informa que continua aguardando deliberação de outras instâncias do governo a respeito do tema. Havendo parecer favorável o prazo de elaboração do projeto executivo é de 8 meses.
2 Sobre o segundo questionamento, o assunto é tratado pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, que deve ser procurada.
*Pauta sobre a estrada de Santa Isabel (SP-56) em Itaquá
No dia 14 (de setembro) o prefeito de Itaquá, Eduardo Boigues, informou em audiência que já tem 3 empresas definidas (contratadas?) para fazer a duplicação e requalificação da estrada de Santa Isabel (SP-56). A secretária/Secretaria confirma essa informação? Quais são as empresas? O que cada uma delas vai fazer? Qual o valor do contrato de cada uma? Qual o cronograma de obras de cada uma delas?
O Corredor Metropolitano -BRT (de responsabilidade da EMTU e Transportes Metropolitanos) vai ser instalado, em Itaquá, na estrada de Santa Isabel? as obras contratadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura e Logistica já vão preparar o caminho para o BRT ou não?
Os esclarecimentos do Departamento
de Imprensa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística
Ao assumir o Governo de SP, a atual gestão do DER iniciou a requalificação de todos os projetos de obras, incluindo as obras de duplicação da Rodovia Alberto Hinoto (SP-056).
No momento, o Departamento detalha as modificações necessárias no projeto para que o Decreto de Utilidade Pública (DUP) seja publicado.
*|As perguntas abaixo que foram enviadas para a Secretaria de Infraestrutura, mas que foram respondidas pela EMTU
Em 2014 o governo do Estado anunciou as obras do Corredor Metropolitano (Ferraz – Poá – Itaquá – Arujá). Após 8 meses do novo governo no Estado de SP, qual é a situação desse projeto – o governo estadual desistiu de implantar esse corredor no Alto Tietê? Se desistiu, qual foi o motivo?
Esse corredor ainda será implementado da forma como foi anunciado? Se sim, em que fase estão o projeto e a obra? Qual é o cronograma para a entrega dessa obra? Qual é a previsão de investimentos? As cidades terão de oferecer contrapartidas – se sim, quais?
Os esclarecimentos da EMTU sobre o Corredor Metropolitano
Com 20 km de extensão total, o BRT Metropolitano Perimetral Alto Tietê passará pelos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos, onde se conectará a linha 12 – Safira da CPTM. O empreendimento está dividido em três trechos:
Trecho 1 – em Arujá, possui projeto executivo concluído e previsão de implantação pela EMTU;
Trecho 2 – em Itaquaquecetuba, possui projeto executivo concluído. A infraestrutura viária será executada pelo DER e, posteriormente, a EMTU implantará as estações de embarque e desembarque;
Trecho 3 – em Ferraz de Vasconcelos, possui projeto básico concluído.
O próximo passo do empreendimento será a obtenção das licenças ambientais. A Licença Ambiental concedida pela CETESB corresponde às obras que serão realizadas pelo DER no trecho 2. Nos demais trechos, a licença ambiental a ser concedida à EMTU está em avaliação pela CETESB.
As prefeituras dos municípios envolvidos têm acompanhado todos os passos e participado desde os estudos e projetos até as audiências públicas ambientais.
A estimativa preliminar de custos para o empreendimento é de cerca da R$ 650 milhões, a serem divididos em diversas etapas de implantação.
Sobre o prazo de implantação, estima-se:
– para o Trecho 1: 24 meses após o início das obras
– para o Trecho 2: 18 meses após obras de infraestrutura a serem implantadas pelo DER;
– para o Trecho 3: 36 meses após o início das obras
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