Alta do PIB veio para calar muita gente, mas ainda falta Campos Neto 'baixar bem' a Selic, diz Gleisi
Deputada ironizou opositores que fizeram "previsões catastróficas" para o terceiro mandato de Lula e destacou importância das políticas sociais para a retomada da economia

247 - A deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, celebrou o que chamou de "alta surpreendente" do PIB, anunciada nesta sexta-feira (1), com crescimento de 0,9% no segundo trimestre deste ano frente ao trimestre anterior. De acordo com a parlamentar, o bom desempenho do governo Lula (PT) na economia, respaldado pelos dados econômicos, está "calando a boca de muita gente" que fazia previsões "catastróficas" para o terceiro mandato do presidente brasileiro.
Em publicação na rede X (antigo Twitter) na tarde de hoje, Gleisi mencionou que um dos motivos para o crescimento acima do esperado do PIB brasileiro "foi o consumo das famílias que subiu com as medidas de incentivos fiscais, reajustes nos programas de transferência de renda e o crescimento do crédito".
A presidente do PT, no entanto, relembrou que a taxa básica de juros (a Selic) imposta pelo Banco Central, presidido por Roberto Campos Neto, ainda segue abusiva à população brasileira. Após muita pressão do governo e de diversos setores do mercado, o índice recuou 0,5%, caindo de 13,75% para 13,25%; ainda assim, permanece muito acima do ideal, de acordo com a deputada.
"Os juros altos prejudicam o consumo de bens duráveis e a população ainda segue endividada. Já que o próprio presidente do Banco Central gostou da notícia do PIB, pode aproveitar e ajudar o país e o povo baixando bem a Selic", disse Gleisi, em referência à declaração de Campos Neto nesta sexta-feira, em que o presidente do BC disse que o resultado do PIB foi "bastante bom".