A surpresa do Datafolha sobre a eleição em SP

 

 - O Cafezinho

O mês de agosto vai se encerrando com o Datafolha divulgando praticamente sua primeira pesquisa sobre a disputa para a Prefeitura de São Paulo. Oficialmente, a campanha eleitoral começa daqui há um ano e esse detalhe faz com que a pesquisa seja usada como parâmetro inicial na disputa. Primeiramente, o levantamento traz o deputado federal […]

AGÊNCIA CÂMARA

O mês de agosto vai se encerrando com o Datafolha divulgando praticamente sua primeira pesquisa sobre a disputa para a Prefeitura de São Paulo. Oficialmente, a campanha eleitoral começa daqui há um ano e esse detalhe faz com que a pesquisa seja usada como parâmetro inicial na disputa.

Primeiramente, o levantamento traz o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) com uma base eleitoral consistente, ao ponto do psolista liderar a pesquisa com 32% das intenções de voto. Mas ainda assim, a batalha de Boulos será dura, pois o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), um desconhecido que assumiu a cidade após a morte precoce do prefeito Bruno Covas (PSDB), em 2021, aparece na sequência com 24%.

Como sabemos, Nunes é um nome apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e muito provavelmente, quase que por tabela, também terá o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que apesar das trapalhadas e bizarrices do seu governo, ainda mantêm uma alta popularidade.

Por outro lado, Boulos já tem um acordo selado com o Partido dos Trabalhadores para que a sigla indique o nome para ocupar a vice na sua chapa. Se realmente esse acordo sair do papel, será um fato político histórico, pois será a primeira vez desde a sua criação, em 1980, que o PT não vai lançar candidato próprio na capital paulista.

Outro detalhe que beneficia a candidatura de Boulos é que tanto o presidente Lula quanto o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, são donos de um excelente capital político-eleitoral na cidade de São Paulo. Nas eleições de 2022, por exemplo, ambos venceram a extrema-direita na capital. Com isso, é quase certo que a dupla Lula-Haddad suba no palanque de Boulos.

Mas apesar desses pontos, a grande surpresa da pesquisa Datafolha foi o índice registrado pela deputada federal Tábata Amaral, do PSB. Segundo o levantamento, a parlamentar socialista desponta na terceira colocação com 11% das menções.

Levando em consideração que é a primeira vez que Tábata surge na disputa ao executivo paulistano, é sim uma surpresa interessante. Isso porque até o momento, Tábata não recebeu grandes sinalizações de apoio, dando a impressão que a iniciativa é capitaneada somente pelo seu partido. Sendo assim, não podemos descartar, por exemplo, mudanças na chapa encabeçada por Boulos. 

https://www.ocafezinho.com/2023/08/31/a-surpresa-do-datafolha-sobre-a-eleicao-em-sp/

Postagens mais visitadas deste blog