Lula lamenta a morte de Palmirinha: "figura querida da nossa televisão"

 Apresentadora faleceu aos 91 anos neste domingo

Lula e Palmirinha
Lula e Palmirinha (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil | Reprodução)

247 - O presidente Lula (PT) expressou sua tristeza com a notícia do falecimento da icônica apresentadora de TV Palmirinha aos 91 anos neste domingo (7)

Em um tweet, o chefe do Executivo brasileiro a descreveu como uma figura querida da televisão brasileira e enviou seu abraço fraterno aos familiares, amigos e fãs de Palmirinha.

Palmira Nery da Silva Onofre, conhecida carinhosamente como Palmirinha, foi uma das personalidades mais queridas da TV brasileira. Com sua simpatia e talento culinário, ela conquistou o público ao longo de décadas de carreira, tornando-se uma referência no mundo da gastronomia.

A notícia do falecimento de Palmirinha abalou o país, e diversas personalidades e fãs prestaram suas homenagens nas redes sociais. A manifestação do presidente Lula reflete a importância e o carinho que Palmirinha conquistou ao longo de sua trajetória na  televisão brasileira. 

https://www.brasil247.com/brasil/lula-lamenta-a-morte-de-palmirinha-figura-querida-da-nossa-televisao 

Ana Maria Braga lamenta morte de Vovó Palmirinha: “Céu está mais doce” | Metrópoles

 Juliana Barbosa

     07/05/2023 12:55

 
Ana Maria Braga e Palmirinha
Globo/João Cotta

Por meio de seu Instagram, Ana Maria escreveu: “Minha grande amiga Palmirinha. Mãe, amiga e irmã que a vida me deu. Hoje o céu tá mais doce com a tua chegada!”.

Vovó PalmirinhaDivulgação

Palmirinha Onofre

Vovó PalmirinhaInstagram/Reprodução

palmirinha se emociona ao agradecer mensagens após internação

Vovó PalmirinhaReprodução/Instagram

Palmirinha

Vovó PalmirinhaDivulgação

Vovó PalmirinhaReprodução/ Twitter


Vovó PalmirinhaDivulgação

Vovó PalmirinhaDivulgação

Palmirinha Onofre

Vovó PalmirinhaInstagram/Reprodução

  • Sorte de quem teve o privilégio de tê-la por perto. Meus sinceros sentimentos para toda família”, completou a apresentadora.

Ana Maria Braga foi responsável por dar o nome artístico de Palmirinha. As duas trabalharam juntas no Note e Anote, da Record TV.

Nas redes sociais oficias de Palmirinha, os familiares deram a notícia e informaram que, em breve, informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas.

“A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril”, escreveram.

https://www.metropoles.com/entretenimento/ana-maria-braga-lamenta-morte-de-vovo-palmirinha-ceu-esta-mais-doce. 

Vendida pela mãe, violência doméstica: o drama de Palmirinha antes da TV

Colaboração para Splash, de São Paulo

08/05/2023 04h00

Palmirinha Onofre morreu ontem, aos 91 anos. Ela estava internada no hospital Alemão Oswaldo Cruz desde o dia 11 de abril.

Conhecida como a vovó do Brasil, a cozinheira e apresentadora passou por momentos difíceis antes de chegar à TV nos anos 90 e virou exemplo de superação.

Conflitos com a mãe

Palmirinha era filha de uma imigrante italiana com um baiano e tinha quatro irmãos. A cozinheira contou que o pai tinha um carinho especial por ela, mas a mãe era severa.

Relacionadas

Tatá Werneck, Ana Maria Braga e outros famosos lamentam morte de Palmirinha

"Ele tinha paixão comigo, mas não tinha isso pelos outros filhos. Minha mãe sempre foi muito severa, então aquele carinho que ele queria fazer na minha mãe e não conseguia, ele fazia em mim. Minha mãe ficava com raiva de mim e me maltratava muito."

Apanhou com vara de marmelo

Palmirinha revelou também que apanhou muito da mãe com vara de marmelo. "O meu pai me levava aonde ia para a minha mãe não me bater".

'Adotada' por uma francesa

Com 6 anos, ela foi "adotada" por uma francesa, que prometeu ao seu pai que a filha seria sua dama de companhia e depositaria um salário para ela. Aos 14, depois da morte do pai, Palmirinha acabou voltando para casa.

Vendida por cinco mil réis

Palmirinha foi vendida pela mãe para um fazendeiro da região de Bauru, interior de São Paulo, por cinco mil réis em 1947. Na época, ela tinha 16 anos.

"Eu entrei na casa e tirei a roupa para tomar banho e dormir para trabalhar no dia seguinte. O homem então estava na cama e eu comecei a gritar", contou a cozinheira em uma entrevista à Vix. Palmirinha foi salva por uma tia, que a ajudou a sair de lá.

Mesmo com tanto sofrimento, a cozinheira e apresentadora tomou conta da mãe até o fim da vida.

Relacionamento abusivo

Quando tinha 19 anos, Palmirinha aceitou se casar após um ano e meio de namoro. Ela queria sair da casa de sua mãe. A cozinheira apanhou do marido até os 45 anos, quando decidiu se separar.

"Ele bebia muito, tinha várias amantes e me maltratava muito, mas não maltratava os filhos. Eu achava que se eu me separasse dele, ia prejudicar o casamento das minhas filhas. Aguentei até o fim. Meu sonho era que minhas filhas casassem muito bem e não tivesse o mesmo destino que eu".

Ela disse que trabalhava com os olhos roxos, boca machucada e contava para as colegas que tinha caído e batido no canto da mesa: "Me sentia muito humilhada".

No livro "A Receita da Minha Vida", Palmirinha contou sobre sua infância e adolescência com a mãe, o relacionamento abusivo e os momentos de felicidade na TV.

https://www.uol.com.br/splash/noticias/2023/05/08/vendida-pela-mae-violencia-domestica-o-drama-de-palmirinha-antes-da-tv.htm 


Postagens mais visitadas deste blog