Lula diz que manutenção da Selic em 13,75% pelo BC é “irresponsabilidade“

Presidente também criticou Campos Neto, alegando que ele não tem compromisso com lei de autonomia da instituição ao não se importar com questão do emprego

Lula participa de evento em Brasília
Lula participa de evento em Brasília Reuters/Adriano Machado
21/03/2023 às 13:50 | Atualizado 21/03/2023 às 14:09

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (21) que a manutenção da taxa de juros em 13,75% pelo Banco Central é “irresponsabilidade” e que vai continuar brigando para reduzi-la, visando fomentar a economia com mais investimento.

Em entrevista ao portal de esquerda 247, Lula afirmou que o patamar atual da Selic é um “absurdo” e agrada apenas o sistema financeiro.

O presidente também criticou o presidente do BC, Roberto Campos Neto, alegando que ele não tem compromisso com a lei de autonomia da instituição ao não se importar com a questão do emprego.

A viagem começa no próximo sábado (25), com previsão de retorno na sexta-feira (31).

“Não temos porque indicar agora o nosso modelo fiscal agora. Nós vamos viajar para a China e quando voltarmos, [a gente se] reúne”, falou.

“Seria estranho anunciar e ir embora [para a China]. O Haddad tem que anunciar e ficar aqui para debater, responder, dar entrevista, visitar, conversar com o sistema financeiro, conversar com a Câmara dos Deputados, o Senado, os outros ministros, conversar com empresários”, disse o presidente. “Como a visita à China é muito curta, vou ficar 24 horas sentado ao lado do Haddad conversando.”

Lula disse que não é preciso “ter a pressa que o setor financeiro quer”.

“[O arcabouço fiscal] acho que já está maduro, mas o que precisamos, e tenho chamado a atenção, é que precisamos fazer as coisas com muito cuidado porque a gente não pode deixar faltar recurso para a educação e saúde”, disse.

Na segunda-feira (20), o ministro Fernando Haddad havia reforçado a intenção de realizar o anúncio da proposta de arcabouço fiscal, em substituição ao teto de gastos, ainda da viagem presidencial. Com isso, a discussão acerca da regra fiscal já ocorria publicamente e a medida já poderia ser encaminhada ao Congresso Nacional junto da lei de diretrizes orçamentárias (LDO) até 15 de abril.

“Você privatizou uma empresa daquele porte e utilizou o dinheiro para quê? Uma empresa como essa é um patrimônio desse país, tem muita responsabilidade”, falou. “Eles venderam por R$ 36 bilhões, o dinheiro foi usado para pagar a dívida pública e não há sinal que o preço da energia vai baixar para o povo.”

Ele também acrescentou que já pediu ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que suspendesse todas as vendas de ativos da estatal.

Lula ainda disse que, no processo de privatização, eles “fizeram uma loucura”: “Embora o governo tenha 40% das ações, ele só participa com 10% nas votações. E se o governo quiser comprar mais ações, paga o triplo do preço que uma empresa comum”.

“Foi feito para proibir a gente de tomar ela de volta”, disse Lula.

Após ser questionado, o presidente disse que “não vai ficar por isso mesmo”.

Ele também acrescentou que o salário dos diretores e dos participantes do conselho aumentou muito e que são esses “absurdos” que seu governo tentará mudar.

“Entramos na Justiça contra a votação sobre o peso da Petrobras na direção da empresa e também com relação ao preço para ser vendido, da Petrobras”, disse.

Lula também disse que gostaria que a Petrobras voltasse a ser uma grande empresa de investimento no país e não “apenas uma empresa de petróleo”. “Metade desse dinheiro [do lucro da empresa] poderia ser investido para pesquisar novas fontes de energia e petróleo”, acrescentou.

*Com informações da Reuters e Fernanda Pinotti, da CNN

Tópicoshttps://www.cnnbrasil.com.br/economia/lula-diz-que-manutencao-da-selic-em-1375-pelo-bc-e-irresponsabilidade/

Postagens mais visitadas deste blog