Lula com pneumonia ao lado de Xi Jinping preocupava China

 

Jamil Chade - 


Após o presidente Lula cancelar sua viagem à China por questões de saúde, o governo chinês lamentou a situação vivida pelo brasileiro e destacou que os acordos que foram negociados nos últimos meses continuarão a ser tratados para que possam ser assinados, em uma nova ocasião.

Mas o Itamaraty e o Palácio do Planalto já tinham sido alertados por diplomatas chineses que a presença de uma pessoa doente ao lado do presidente Xi Jinping estava deixando Pequim preocupada. Lula está com pneumonia leve.

A China adota algumas das condições mais estritas de segurança e sanitária no contato de sua cúpula com outras delegações. Xi ainda foi acusado de exagerar nos protocolos contra a covid-19 em sua população e, para fontes na capital do país, um encontro dele com um presidente doente poderia desgastar sua própria imagem no país.

Para pessoas próximas ao Planalto, a viagem de Lula para a China cumpria diversas funções, tanto de política externa como doméstica:

  • Visita sinalizaria influência. O encontro com Xi e os mais de 20 acordos assinados seriam usados para demonstrar aos americanos que o Brasil poderia buscar alianças mais equilibradas com outras potências
  • Viagem seria marco para o início do governo. A visita faria parte da estratégia de Lula de conseguir restabelecer relações com seus quatro maiores parceiros no mundo - América Latina, EUA, Europa e China - antes de completar cem dias no cargo.
  • Na China, Lula se afastaria das polêmicas com o senador Sérgio Moro e o debate fiscal. A agenda negativa seria trocada por fotos ao lado de um dos principais líderes mundiais, assinatura de acordos e a repetição de lemas como "O Brasil voltou".   
https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/03/25/lula-com-pneumonia-ao-lado-de-xi-jinping-preocupava-china.htm

Postagens mais visitadas deste blog