Milionários de 13 países, nenhum daqui, querem pagar mais imposto

 | Metrópoles 

Ricardo Noblat
19/01/2023

18 anos Blog do Noblat

A parcela 1% mais rica do mundo acumulou quase dois terços de toda a nova riqueza global nos últimos dois anos, acumulando US$ 26 trilhões dos US$ 42 trilhões criados nesse período, segundo relatório recente da Oxfam International, confederação de 19 organizações e mais de 3000 parceiros que atua em mais de 90 países.

Mais de 200 milionários de 13 países apelaram, em carta, aos líderes globais presentes no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, a “enfrentar a riqueza extrema” e “tributar os ultras ricos” para aliviar a tensão do custo de vida das famílias que ganham pouco.

Nenhum milionário brasileiro assinou a petição, que diz a certa altura:

“Taxe os ultras ricos e faça isso agora. É economia simples e de bom senso. É um investimento em nosso bem comum e em um futuro melhor que todos merecemos e, como milionários, queremos fazer esse investimento”.

“Uma reunião da ‘elite global’ em Davos para discutir ‘Cooperação em um mundo fragmentado’ é inútil se você não está desafiando a raiz da divisão. Defender a democracia e construir a cooperação requer ação para construir economias mais justas agora”.

Lula está alinhado com a proposta dos ultras ricos. Ontem, voltou a repetir:

“A gente tem que dar garantia para sociedade de que não vai gastar mais do que se ganha. Ao mesmo tempo, temos de mudar o discurso. O dinheiro para melhorar a vida das pessoas não pode ser tido como gasto. Gasto é o dinheiro jogado fora”.

Disse que seu governo não quer ter uma sociedade de miseráveis, mas de classe média, para que as pessoas possam consumir. Uma das formas de alcançar isso é fazer uma reforma tributária para que os mais ricos paguem mais imposto e as pessoas mais pobres, menos. 

https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/ricardo-noblat/milionarios-de-13-paises-nenhum-daqui-querem-pagar-mais-imposto

Postagens mais visitadas deste blog