Putin lista EUA e União Europeia como “não amigáveis”

 Redação

Vladimir Putin aprovou nesta segunda-feira, 7, uma lista de nações e territórios que passarão a ser considerados como “não amigáveis” pelo Kremlin. Entre as nações atingidas estão os Estados Unidos, Reino Unido e os membros da União Europeia. Todos aplicaram sanções econômicas contra a Rússia e apoiadores diretos ou indiretos do governo russo.

A lista inclui todos os países do Reino Unido, mesmo aqueles considerados como paraísos fiscais, como as Ilha Jersey e Ilhas Virgens Britânicas. Também constam no grupo a Ucrânia, Montenegro, Suíça, Albânia, Islândia, Liechtenstein, Mônaco, Noruega, San Marino, Macedônia do Norte, Japão, Coréia do Sul, Austrália, Micronésia, Nova Zelândia, Cingapura e Taiwan. 

No caso de Taiwan, a nota publicada pela agência estatal Tass ainda faz uma provocação, lembrando que a área pertence à China, embora seja administrada por um governo local. O povo de Taiwan luta há anos para conseguir a independência total da China e já é reconhecido como tal por parte da comunidade internacional.

Pagamento em rublos
O decreto impõe ainda que empresas ou pessoas russas que tenham dívidas nesses países podem realizar os pagamentos em rublos, mas limitou as transferências a 10 milhões de rublos mensais. O valor equivale a US$ 7,1 mil, no câmbio desta segunda-feira.

Na prática, a decisão de Putin impõe um calote bilionário nos países que constam na lista aprovada pelo governo. Empresas russas que compraram e receberam produtos de grande valor agregado do exterior só poderão realizar os pagamentos aos poucos, o que inviabiliza os negócios.  
https://obastidor.com.br/economia/putin-lista-eua-e-uniao-europeia-como-nao-amigaveis-2878

Postagens mais visitadas deste blog