PSDB e MDB querem frente para destronar Arthur Lira

 

Publicada em 04/02/2022 às 14:27

As conversas entre os presidentes do PSDB e do MDB, mais do que para formar uma federação, objetivam ser uma união futura no Congresso Nacional, incluindo, nela, o Cidadania e o União Brasil.

Bruno Araújo e Baleia Rossi querem formar um grande bloco parlamentar para barrar os planos de Arthur Lira retornar para a Presidência da Câmara, em 2023, com o apoio de PP, PL e Republicanos.

Embora somente depois de as urnas serem fechadas será possível saber o tamanho de cada bancada e, portanto, sua força dentro da Câmara, os dois presidentes vão levar a proposta a Roberto Freire, do Cidadania, e a Luciano Bivar, atual presidente do PSL e futuro presidente do União Brasil.

ACM Neto tem sido inteirado das conversas.

A avaliação é que, apoiando o projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro ao mesmo tempo que fazem vista grossa nos estados para composições com outros candidatos a presidente, PP, PL e Republicanos poderão fortalecer suas bancadas na próxima legislatura.

Mesmo a esquerda, dizem eles, que tenta uma federação ou alianças informais entre PT, PSB, PDT, Psol, Rede, PV e PCdoB, poderá sair, no conjunto, maior do que é hoje.

Araújo e Rossi vão propor formar um grupo de centro democrático, capaz de fazer frente ao centrão que, avaliam, fará parte de qualquer governo instalado a partir de 2023, seja com Bolsonaro, seja com Lula.

A despeito de Rossi, seu MDB, como o centrão, também fará parte de qualquer governo. Mesmo hoje, com pré-candidata a presidente da República, seus correligionários articulam alianças, seja para caminhar com Bolsonaro, seja para eleger Lula. 

https://obastidor.com.br/politica/psdb-e-mdb-querem-frente-para-destronar-arthur-lira-2612

Postagens mais visitadas deste blog