Boato usa pesquisa falsa para dizer que Bolsonaro lidera em todos os estados - Mensagens sobre uma pesquisa do Instituto Paraná viralizaram em redes sociais; entenda por que conteúdo é mentiroso

 Do Projeto Comprova

Em 2021, peças de desinformação com esse conteúdo voltaram a circular na web.

 A Agência Lupa (em abril), o site Boatos.org (em setembro) e Aos Fatos (em novembro) verificaram que essa informação é falsa.

Por que investigamos?

O Comprova verifica conteúdos suspeitos sobre as eleições de 2022, a pandemia de covid-19, e as políticas públicas do governo federal que tenham viralizado nas redes sociais. 

A verificação de conteúdos ligados às eleições é importante para que o eleitor possa tomar decisões de voto baseado em informações verídicas. A desinformação em questão é recorrente desde 2018, o que mostra a importância dessa verificação.


O conteúdo verificado aqui foi sugerido por vários leitores do Comprova através do WhatsApp, onde circulou. 

Sugestões como esta podem ser encaminhadas pelo número (11) 97045-4984, ou clicando neste link

O texto também foi publicado em pelo menos dois grupos do Facebook, mas teve pouca viralização nesta rede.


Em relação às eleições deste ano, o Comprova já mostrou que mesmo sem biometria o eleitor poderá votar; que um vídeo engana ao dizer que o Facebook restringiu o compartilhamento de conteúdo pró-Bolsonaro; que o texto com críticas a Moro no New York Times é de um cientista político e não representa a opinião do jornal; e que o vídeo em que torcedores do Atlético Mineiro xingando Lula é de 2016, não atual.


Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma mentira.


Investigado por: Jornal do Commercio e Comprova. Verificado por: Rádio BandNews FM, CNN Brasil, Estadão, CBN, Nexo, SBT.

Postagens mais visitadas deste blog