EUA terão dificuldades para dominar América Latina após vitória de Lula, diz NYT

 247 - New York Times, porta-voz de interesses imperialistas, escreveu nesta terça-feira (4) que a guinada da América Latina à esquerda deve "minar" a influência regional dos Estados Unidos, favorecendo o seu maior rival geopolítico, a China. 

As vitórias de Gabriel Boric (Chile) e Xiomara Castro (Honduras), e o favoritismo de Gustavo Petro (Colômbia) e de Lula (Brasil), que recebeu amplo destaque na matéria, devem ainda prejudicar o isolamento promovido pelos EUA sobre regimes considerados "autoritários", como Venezuela, Nicarágua e Cuba.  

A publicação cita exclusivamente analistas de universidades estrangeiras: 

"Os ganhos da esquerda podem impulsionar a China e minar os Estados Unidos enquanto competem por influência regional, dizem os analistas, com uma nova safra de líderes latino-americanos que estão desesperados por desenvolvimento econômico e mais abertos à estratégia global de Pequim de oferecer empréstimos e investimentos em infraestrutura. 

A mudança também pode tornar mais difícil para os Estados Unidos continuar a isolar regimes autoritários de esquerda na Venezuela, Nicarágua e Cuba". 

https://www.brasil247.com/mundo/eua-terao-dificuldades-para-dominar-america-latina-apos-vitoria-de-lula-diz-nyt?amp

Postagens mais visitadas deste blog