PF prende suspeito de invadir sistemas do Tribunal Superior Eleitoral

 Rachel Vargas, da CNN em Brasília

28 de novembro de 2020 às 11:55 | Atualizado 28 de novembro de 2020 às 12:24

Operação da Polícia Federal, em conjunto com a polícia de Portugal, prendeu neste sábado (28) um suspeito de participar da invasão de sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fontes do Tribunal confirmaram à CNN que a prisão foi realizada em Portugal e teria relação com a invasão ao sistema do TSE ocorrida antes do primeiro turno da eleição.

O site do TSE foi invadido por hacker em 15 de novembro, o que resultou no vazamento de dados de servidores e ex-ministros da Corte. Desde então, a polícia vinha investigando a invasão. 

Além da prisão em Portugal, a PF realizou buscas também no Brasil, onde foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Minas Gerais e São Paulo. As buscas foram autorizadas pela Primeira Zona Eleitoral do Distrito Federal.

A prisão foi realizada na véspera do segundo turno das eleições municipais, marcadas para este domingo (29).


Em atualização


(Com informações Vianey Bentes, da CNN em Brasília) 

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/11/28/pf-prende-suspeito-de-invadir-sistemas-do-tribunal-superior-eleitoral

“Sou uma boa pessoa”, diz hacker que invadiu sistema do TSE - 

Segundo o Estadão, o hacker que invadiu os dados da Justiça Eleitoral do Brasil, preso neste sábado em Portugal, tem 19 anos e é identificado como Zambrius.

Em conversa com o jornal feita por e-mail nos dias 17 e 19 de novembro, o líder do grupo que assumiu a autoria do ataque afirmou que não tinha intenção de impulsionar teorias da conspiração em relação ao sistema eleitoral brasileiro. 

Ainda de acordo com o Estadão, o jovem tem Síndrome de Asperger e disse não ser criminoso. 

“Sou apaixonado por ‘hacking’ e sou considerado por muitos um ‘hacker vicioso’, um indivíduo que fica 24 horas estudando sistemas e procurando por novos conhecimentos. 

Tenho também a Síndrome de Asperger, que faz ser a pessoa que eu sou, um pouco diferente das outras. 

Mas eu não temo a diferença, eu gosto de ser diferente. Eu não sou um criminoso, sou uma boa pessoa que se preocupa com todas as outras, principalmente com o bem estar do mundo. Enfim, eu não temo ir preso.” 

https://www.oantagonista.com/brasil/sou-uma-boa-pessoa-diz-hacker-que-invadiu-sistema-do-tse/ 

Trata-se de um transtorno oriundo de uma desordem genética que apresenta características muito parecidas com o autismo. Afeta geralmente crianças do sexo masculino. Seus sintomas podem surgir logo nos anos iniciais de vida da criança. Os portadores da síndrome apresentam dificuldade de socialização.

Postagens mais visitadas deste blog