Itaquaquecetuba - Transporte de passageiros nos ônibus de Itaquá cresce 84%

Thamires Marcelino
Fenômeno é observado exatamente um mês após a retomada gradual do comércio nos municípios do Alto Tietê.

A retomada econômica no Alto Tietê, iniciada exatamente há uma mês quando a região passou da fase máxima de restrição, a vermelha, para a laranja, de retorno gradual e controlado, refletiu no aumento da quantidade de passageiros dos ônibus municipais. 

Embora todas as prefeituras do G5, grupo dos municípios mais populosos do Alto Tietê, tenham sido contatadas, apenas Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba responderam os questionamentos.

Em Itaquá, o número passou de 13 mil passageiros transportados diariamente, antes da retomada parcial econômica, para 24 mil após a flexibilização, um aumento de 84%. 

No entanto, mesmo com este crescimento, a Prefeitura pontuou que o fluxo normal é de 50 mil passageiros por dia, como ocorria antes da pandemia de coronavírus (Covid-19).

O mesmo afirmou a Prefeitura de Suzano, dizendo que com a retomada gradual das atividades econômicas já foi notado um aumento na quantidade de passageiros, contudo, a demanda está abaixo de 50%. 

No início das medidas de distanciamento social pela pandemia, foi observada uma redução do número de passageiros, chegando ao nível de 25%, apenas um quarto da demanda normal do período.

Já de acordo com Mogi das Cruzes, antes da retomada comercial que o ocorreu no dia 12 de junho, eram transportados cerca de 47 mil passageiros por dia. 

No dia 10 de junho, por exemplo, foram transportados 47.203 pessoas, enquanto na terça-feira passada, após quase um mês de flexibilização, a quantidade subiu para 55.077.

Percentualmente, a diferença entre os números de passageiros transportados nos ônibus municipais é de 16% a mais com a reabertura do comércio varejista. 

Um dos motivos deste aumento pode estar relacionado à migração frequente de moradores dos bairros para as regiões centrais de Mogi, para a compra de roupas e demais mercadorias.

Além disso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes explicou também que no mês de maio, quando as lojas ainda estavam fechadas em sua totalidade para o cumprimento da quarentena, 993.653 pessoas foram transportadas nos ônibus municipais. 

Já no mês seguinte, em junho, a quantidade aumentou para 1.203.266.

Já as linhas intermunicipais, são monitoradas diariamente por faixa horária, em pontos estratégicos por onde circulam os ônibus. 

De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a oferta chega a 100% da frota em algumas linhas nos horários de pico, mesmo com a queda de 62% na demanda de passageiros verificada na última semana, em comparação com antes da pandemia.

Postagens mais visitadas deste blog