Passageiros de Itaquaquecetuba reclamam do aumento da passagem de ônibus - Alguns disseram que não foram avisados sobre reajuste de R$ 4,10 para R$ 4,40. Prefeitura disse que valores não sofriam alteração desde março de 2017 e que informação foi divulgada nas redes sociais e nos veículos de comunicação da região desde sexta-feira (28).

Os passageiros que utilizam o transporte público de Itaquaquecetuba ficaram surpresos com o novo valor da tarifa dos ônibus municipais nesta segunda-feira (1º). 

O reajuste foi de R$ 4,10 para R$ 4,40. 

Além de não concordarem com o preço da tarifa, eles disseram que não foram avisados com antecedência sobre o aumento.

Segundo a Prefeitura, os valores não sofriam alteração desde março de 2017. 

A concessionária responsável pelo serviço na cidade informou que o aumento de 7,32% foi necessário por conta do reajuste do salário de funcionários, do preço de insumos como óleo diesel, pneus, além de outros itens para prestação do serviço. 

Sobre a falta de aviso prévio, a administração municipal disse que usa as redes sociais oficiais da Prefeitura e veículos de comunicação da região como canais de informações e que o reajuste foi divulgado desde sexta-feira (28).

A doméstica Maria dos Remédios Borges Faustino criticou o meio de comunicação que foi usado para anunciar o reajuste. 

“Hoje eu cheguei e a passagem estava R$ 4,40, eles não comunicaram. Disseram que foi colocado no Facebook, mas rede social não é lugar. O correto seria colocar no transporte uma plaquinha que a partir de tal data ia aumentar. O que não aconteceu”, contou.

Para chegar ao trabalho, a psicóloga Camila Gonçalves de Souza usa dois ônibus por dia.

Além do reajuste, ela questiona a qualidade no serviço. “O ônibus não passa no horário, a gente não pode contar com ele. As condições não são boas, são velhos, sempre quebram”, explica.

O auxiliar de logística Wemerson Valença de Jesus disse que ainda não fez as contas para ver a diferença no fim do mês. 

“Nem sabia que ia ter esse reajuste, vou ficar sabendo agora na hora de passar o bilhete. Vai atrapalhar bastante, ainda mais para quem que usa todos os dias”, comentou.

A reclamação dos passageiros sobre as condições do transporte municipal de Itaquaquecetuba é antiga. 

Desde o ano passado, o Diário TV acompanha as queixas sobre atraso nas linhas e más condições dos ônibus. 

No fim de 2018, a empresa Expresso Planalto assumiu o serviço e um contrato emergencial foi feito.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que a empresa já foi notificada por conta dos problemas abordados na reportagem e que depois disso as manutenções preventivas e corretivas já foram reforçadas. 

Disse ainda que o número de veículos quebrados nos últimos oito meses caiu 35% e que as fiscalizações são diárias.

Em relação aos atrasos, a Secretaria Municipal de Transportes disse que acompanha a situação e que já notificou a concessionária.
Por Aniele Santos, Diário TV 1ª Edição

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