Poá - Com mudança na lei de ISS, Poá anuncia redução de secretarias e exoneração de comissionados Objetivo é reduzir os custos da administração municipal já que haverá queda significativa no recolhimento de ISS. Cidade perderá R$ 140 milhões por ano.

Prefeito de Poá, Gian Lopes com o secretário municipal da Fazenda, Robson Senziali (Foto: Julien Pereira/Secom Poá)

prefeito de Poá, Gian Lopes, anunciou na tarde desta sexta-feira (14) algumas das medidas que serão colocadas em prática para enfrentar a crise financeira instalada na cidade após a mudança na lei do Imposto Sobre Serviço (ISS). Entre as principais ações confirmadas estão a redução de secretarias municipais de 21 para 14 pastas; extinção de todos os 11 cargos de secretários-adjuntos além da exoneração de uma grande quantidade dos cargos em regime de comissão.


“Outras ações ainda estão em estudo para serem aplicadas e serão divulgadas posteriormente, pois ainda dependem de estudos e definições relacionadas à legislação, convênios e contratos”, comentou o prefeito Gian Lopes, que relembrou a mudança na lei do ISS (Imposto Sobre Serviços), aprovada no final de maio no Congresso, que vai tirar dos cofres do município aproximadamente R$ 140 milhões por ano.
“Devido a isso teremos de fazer uma grande reestruturação do governo. Estamos estudando a possibilidade de diminuir a carga horária de trabalho dos funcionários e já iniciamos a revisão de todos os contratos de serviços, inclusive alugueis. Todas essas medidas serão adotas entre o final do mês de julho e o início do mês de agosto”, acrescentou o prefeito Gian Lopes.

Mudança na lei

Após a mudança na lei do ISS municípios-sede de empresas financeiras serão totalmente prejudicados. Com a votação no Congresso foi alterada a forma de recolhimento do tributo: hoje, ele é feito pela cidade onde a empresa tem sede, mas passará a ser cobrado no local de prestação do serviço. No município de Poá, o Itaú representa aproximadamente 40% de toda a receita corrente, segundo o secretário da Fazenda, Robson Senziali. A cidade é sede das operações de cartões e de leasing do banco.
Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano                                                                                                                                                          

Postagens mais visitadas deste blog