Prefeito de Suzano-SP anuncia patrulha ostensiva da GCM na praça João Pessoa

Durante reunião realizada na noite de ontem (15 de junho) com membros da Igreja Matriz de Suzano, o prefeito de Suzano-SP, Rodrigo Ashiuchi, anunciou reforço, a partir da próxima semana, no patrulhamento das ruas da área central e da praça João Pessoa. 
A medida vai ao encontro das reivindicações feitas pela comunidade que frequenta a Igreja São Sebastião. 
Abrigado no Salão Paroquial, o encontro foi solicitado pelo pároco da instituição religiosa, padre Cláudio Taciano, e aconteceu entre 19h30 e 22 horas.
Além do chefe do Poder Executivo suzanense, também conversaram com a população os secretários de Assistência e Desenvolvimento Social, Claudinei Galo, de Governo, Rosenil Barros Orfão, e de Segurança Cidadã, Fátimo Rodrigues. A reunião contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas.
Os representantes da Prefeitura de Suzano ouviram da comunidade local relatos quanto a problemas de segurança na região, relacionados,  muitas vezes, à presença de pessoas em situação de rua, principalmente nos arredores da praça João Pessoa. 
A preocupação dos moradores do entorno, bem como de frequentadores da Igreja Matriz é que, em meio aos andarilhos existam marginais e delinquentes, que podem se aproveitar do cenário de vulnerabilidade para cometer crimes e espalhar insegurança.
O chefe da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social compartilhou, na oportunidade, as ações encabeçadas pelo atual governo quanto à demanda. Segundo Claudinei Valdemar Galo, somente em 2017 mais de mil abordagens a pessoas em situação de rua, com foco na área central de Suzano, foram realizadas.
O trabalho tem à frente o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), com direito ao apoio do Abrigo Bom Samaritano, para onde os andarilhos que aceitam acolhimento são encaminhados, via convênio da entidade com a administração municipal.
O secretário de Segurança Cidadã revelou que já tem planos para o entorno da Igreja São Sebastião – transformar o coreto da praça João Pessoa numa base da Guarda Civil Municipal (GCM).
O local ainda poderá ser compartilhado com a Polícia Militar (PM), segundo os planos do Poder Executivo.
Enquanto a readequação no coreto não acontece, Ashiuchi determinou providências imediatas, com direito a reforço do patrulhamento nas imediações por parte da GCM, já a partir da próxima semana.
Também participaram da reunião realizada ontem no Salão Paroquial o chefe de Gabinete da Prefeitura de Suzano, o advogado Afrânio Evaristo; e os secretários municipais de Saúde, o médico Luis Claudio Rocha Guillaumon; de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, o empresário André Maurício Loducca; de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior; de Meio Ambiente, Carlos Toshiharo Watanabe; e de Planejamento e Finanças, Itamar Corrêa Viana; além de representantes do Fundo Social de Solidariedade.

Postagens mais visitadas deste blog