Maio registra quarto mês de saldo positivo de emprego no Alto Tietê desde 2015 Diferença entre admissões e demissões no período ficou positivo com a criação de 227 novas vagas de emprego formal na região, aponta Caged.

A diferença entre demissões e admissões no mercado de trabalho no Alto Tietê ficou positiva em 227 vagas de emprego formais no mês de maio, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Este é o quarto mês desde 2015 que o saldo fica positivo. Neste ano, fevereiro e abril também tiveram saldos positivos de emprego.
Em maio do ano passado, a região do Alto Tietê havia terminado o mês não só deixando de criar novas vagas, mas também fechando 348 postos de trabalho existentes.
Neste ano, a recuperação do setor de serviços puxou o desempenho para cima com a criação de 442 vagas no mês. Do total, 176 contratações com carteira assinada foram feitas em Mogi das Cruzes. Em Poá foram 101 e em Itaquaquecetuba, 90. Três municípios tiveram desempenho negativo no setor: Arujá (-11), Ferraz de Vasconcelos (-7) e Santa Isabel (-20).
O setor da indústria de transformação, um dos mais afetados durante a crise, também teve desempenho positivo. Em um mês foram criados 167 novos postos de trabalho no Alto Tietê. Ferraz de Vasconcelos ficou com saldo positivo em 182 vagas de emprego. O desempenho regional só não foi ainda melhor, porque Arujá, Guararema, Poá, Salesópolis e Suzano terminaram o mês com saldo negativo de -14, -11, -30, -1 e -8, respectivamente.
O setor de construção civil registrou em maio uma perda significativa com o fechamento de 464 vagas. Mogi teve o maior prejuízo, com a extinção de 291 postos de trabalho no setor. Em Suzano, também foram fechadas outras 65 vagas. Todas as cidades do Alto Tietê tiveram desempenho ruim no setor, com exceção de Salesópolis, que criou apenas uma vaga.

Histórico

O mercado de trabalho no Alto Tietê apresentou uma importante recuperação no mês de fevereiro deste ano. A região terminou o mês com saldo positivo em 817 postos de trabalho (diferença entre admissões e demissões).

Por Jamile Santana, G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Fonte: Caged

Postagens mais visitadas deste blog