POÁ É SEGUNDA COLOCADA NO ALTO TIETÊ NO RANKING DO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDEAZUL


A cidade obteve 74,63 pontos, e ficou atrás apenas do município de Guararema na classificação do Alto Tietê (Foto: Julien Pereira)
A cidade obteve 74,63 pontos, e ficou atrás apenas do município de Guararema na classificação do Alto Tietê (Foto: Julien Pereira)

Esta é a primeira vez que a cidade atinge mais de 70 pontos no programa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; o programa incentiva as políticas públicas neste setor
A Prefeitura de Poá conseguiu ótima colocação, a nível regional, no Programa Município VerdeAzul (PMVA), conforme divulgado no Ranking Ambiental Paulista 2015 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SMA) em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes realizada nesta quarta-feira (17/02). A cidade obteve 74,63 pontos, e ficou atrás apenas do município de Guararema na classificação do Alto Tietê.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, José Edilson Marques Dias, é uma grande vitória para Poá estar tão bem colocada no ranking do PMVA, porque em 2014 a cidade ficou em 7º lugar na região. “O programa é uma ferramenta que incentiva as políticas públicas de meio ambiente, atestando que a qualidade ambiental e de vida da cidade está evoluindo. Portanto, a missão da SMARN [Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais] está sendo reconhecida”, disse. No ano retrasado, 130 municípios tinham sido certificados. Em 2015, este número caiu para 111.
Para Juliana Cardoso, diretora municipal de Meio Ambiente de Poá, o trabalho em equipe foi essencial. “Houve um grande empenho de toda a equipe da Secretaria que contou principalmente com o apoio do prefeito Marcos Borges e de diversas outras secretarias municipais. A nossa meta foi ousada, e para o ano de 2016 queremos atingir o suficiente para sermos premiados. O foco não está apenas nos prêmios, que resultam em acesso a recursos, e sim nos impactos que causamos neste caminho, uma cidade sustentável é o sonho de todos nós, e a nossa Estância Hidromineral deve priorizar o respeito pelo Meio Ambiente em sua gestão”, enfatizou.
O Programa Município VerdeAzul tem o propósito de estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Para isso, são analisadas dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. O Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP).
Para a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, o que faz o Programa Município VerdeAzul acontecer é o apoio dos prefeitos e o trabalho intenso dos interlocutores. É a maior iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente de alcance local, que beneficia municípios, munícipes e todo o Estado. “O resultado do Programa é um termômetro que mostra quais as necessidades do município para que o governo possa atuar”, definiu.

Postagens mais visitadas deste blog