Deputado Estevam Galvão acompanha posse do novo secretário estadual de Educação
Deputado Estevam Galvão acompanha posse do novo secretário estadual de Educação
O deputado Estevam Galvão, líder do Democratas na Assembleia, participou na manhã do (dia 28/01) da posse do secretário estadual de Educação, desembargador e professor José Renato Nalini.
A solenidade, realizada no Palácio dos Bandeirantes, contou com a participação do governador Geraldo Alckmin, de secretários estaduais, representantes da educação no Estado e membros do Judiciário paulista, órgão que Nalini comandou até o ano passado.
“É um excelente profissional, com capacidade e competência para garantir avanços no setor educacional, assim como o fez à frente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”, afirmou o deputado Estevam.
Nalini assume o cargo com a missão de comandar a maior rede de ensino do Brasil e da América Latina com 5,3 mil escolas, aproximadamente 300 mil funcionários e 3,8 milhões de alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
“A escola tem que ser um centro de convergências de interesse comunitário.
Essa é a proposta [para a Educação]”, disse Nalini. Ex-presidente da Academia Paulista de Letras, o novo secretário integra a Academia Paulista de Educação e a Academia Brasileira de Educação.
Formado em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da PUC-Campinas, é mestre e doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da USP.
Como professor, leciona desde 1969, quando começou no Instituto de Educação Experimental Jundiaí (atual E.E. Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), dando aula de Sociologia em aperfeiçoamento para professores.
Desde então, nunca mais deixou de dar aulas, como na Escola de Educação Física de Jundiaí, Faculdade de Engenharia de Barretos, Faculdades de Direito da PUC-Campinas, USP, Padre Anchieta, FAAP e Uninove.
É ainda especialista em formação, preparo, educação e seleção de juízes, tendo colaborado com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.