Mogi das Cruzes - Saúde promove Campanha Municipal de Combate à Hipertensão

A Secretaria Municipal de Saúde promove no mês de abril a Campanha Municipal de Combate à Hipertensão Arterial, evento previsto na lei municipal 6.060/2007, com o objetivo de promover ações que possam prevenir ou diagnosticar precocemente novos casos da doença. As ações são realizadas ao longo do mês e marcam o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado no dia 26 de abril.

Na próxima semana, um vídeo educativo sobre o tema será exibido nas unidades de saúde, que já receberam material informativo sobre a hipertensão para distribuição aos munícipes. No último dia 10, foi realizada a terceira edição do Projeto Agito no Parque, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que levou orientações sobre hipertensão para alunos das Academias da Terceira Idade (ATIs).

A hipertensão arterial é causada pelo aumento na tensão (contração) das paredes das artérias por onde o sangue circula pelo corpo. Isso sobrecarrega vários órgãos, como coração, rins e cérebro, podendo acelerar o processo de aterosclerose (entupimento das artérias), muitas vezes levando ao infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). A hipertensão é um dos mais frequentes problemas de saúde pública do mundo ocidental e está presente em cerca de 32% da população adulta no Brasil. Sua frequência se eleva com a idade, ultrapassando 60% entre pessoas com mais de 80 anos.

A alimentação inadequada e o sedentarismo são agravantes para as doenças cardiovasculares, como a hipertensão. Além disso, alguns fatores podem favorecer o aumento da pressão arterial como idade, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, excesso de sal, hereditariedade, sedentarismo, ingestão de alimentos gordurosos, diabetes e estresse. “Alguns cuidados podem prevenir a elevação da pressão arterial como a redução da quantidade de sal utilizada na comida, ingestão de frutas e legumes, manutenção de um peso saudável e prática de exercícios físicos”, informa o médico da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Chrisman. 

O controle e tratamento da hipertensão fazem parte das ações de rotina da Secretaria Municipal de Saúde. A principal iniciativa é o Programa Hiperdia, que atualmente soma mais de 22 mil pacientes cadastrados, entre hipertensos e diabéticos. 

São consideradas hipertensas as pessoas que apresentam, de forma sustentada, pressão arterial igual ou superior a 14 por 9. A pressão considerada normal é de 12 por 8 e quem está acima desse índice deve ficar atento e procurar orientação profissional. A verificação da pressão arterial pode ser feita em qualquer posto de saúde.

Postagens mais visitadas deste blog