Mogi das Cruzes - Bertaiolli assina ordem de serviço de passagem subterrânea com presença do ministro Kassab

Bertaiolli assina ordem de serviço de passagem subterrânea com presença do ministro Kassab

O prefeito Marco Bertaiolli assinou, na manhã desta segunda-feira (20/04), a ordem de serviço para o início da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral, em um evento que contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. A obra tem investimento de R$ 128.851.445,20 e é a maior intervenção já realizada pela Administração Municipal em mobilidade urbana na região central da cidade.

Clique aqui e veja apresentação sobre a passagem subterrânea

“Não podemos olhar a cidade para o hoje. É preciso olhar para o futuro e preparar Mogi das Cruzes para ser, de fato, uma das melhores cidades do país. Os túneis vão acabar com a segregação centenária que existe na cidade. Estamos dando início a um das obras mais aguardadas de Mogi das Cruzes. Todos conhecemos o martírio que é atravessar a linha férrea. Não é concebível que uma cidade antiga, mas que continua crescendo e se modernizando”, destacou Bertaiolli.

Kassab destacou que a passagem subterrânea trará desenvolvimento da área central de Mogi das Cruzes. De acordo com o ministro, a seleção da obra para receber recursos do Governo Federal deve-se a sua importância para a cidade, à saúde financeira do município e à qualidade do projeto.

 Bertaiolli assina ordem de serviço de passagem subterrânea com presença do ministro Kassab“Esta é uma obra transformadora para Mogi das Cruzes e emblemática para o desenvolvimento da cidade. É a requalificação de uma área importante, que possibilita que mais pessoas morem na região e que atraía mais receitas e investimentos para a cidade”, afirmou o ministro das Cidades.

Durante o evento, o prefeito também assinou com a Caixa Econômica Federal o financiamento de R$ 98.166.000,00 para a realização dos trabalhos, que serão realizados pelo Consórcio Viário Mogi, formado pelas empresas Engeform Construção e Comércio Ltda e Serveng Civilsan S/A. A previsão é que os serviços sejam desenvolvidos em 24 meses.

O projeto prevê dois túneis que irão transpor a linha férrea. Um deles, com extensão de 426 metros, ligará a rua Cabo Diogo Oliver à avenida Governador Adhemar de Barros. O outro, com 298 metros, fará a conexão entre as ruas Doutor Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa. Já a parte de cima, a atual praça Sacadura Cabral terá sua estrutura ampliada, oferecendo mais espaço para a circulação de pedestres.

“Fomos buscar o que as maiores cidades do mundo estão fazendo e trouxemos para Mogi das Cruzes. Escolhemos a solução que, com certeza, será a melhor para a cidade. Por baixo, passarão os carros, superando a linha férrea. Por cima, teremos uma praça para que as pessoas possam caminhar, com árvores, para que a população se aproprie da cidade”, explicou o prefeito Bertaiolli.

As primeiras providências a serem adotadas pelos responsáveis pela obra serão os procedimentos de montagem de canteiros, elaboração do projeto executivo, sondagens de solo e levantamentos planialtimétricos, além da mobilização das equipes.

A obra permitirá o fechamento da passagem de nível ao lado da estação, eliminando, assim, o principal gargalo do trânsito da região central da cidade. As transposições das ruas Doutor Deodato Wertheimer e Presidente Campos Salles também deverão ser desativadas. No projeto da nova região central, a Estação Mogi das Cruzes da CPTM será deslocada em cerca de 150 metros e ficará em frente ao Terminal Central, de onde partirá uma passarela para que os usuários acessem as plataformas ou atravessem a linha férrea. Estas intervenções ficarão a cargo da companhia estadual. (LM e KCB)

Postagens mais visitadas deste blog