Nova Casa da Criança será construída em terreno localizado na esquina das ruas Gaspar Conqueiro e Maria Osório do Valle, por uma parceria entre a Prefeitura e a empresa MRV |
O prefeito Marco Bertaiolli anunciou nesta quinta-feira (28/11) a construção da nova sede da Casa da Criança por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a iniciativa privada. As obras serão realizadas pela empresa MRV Engenharia. A estrutura contará com diversos espaços e, ao lado, uma praça, que será utilizada pelas crianças atendidas e pela comunidade.
A nova Casa da Criança será construída em um espaço de 5 mil metros quadrados na esquina das ruas Maria Osório do Valle e Gaspar Conqueiro, onde já funcionou uma estrutura da Polícia Militar. O investimento estimado nestas obras é de R$ 2 milhões.
As obras no local devem ser iniciadas em dezembro, com previsão de um ano para serem executadas. De acordo com o projeto desenvolvido pela Prefeitura, a construção deverá garantir o mesmo conforto de uma casa, garantindo acolhimento às crianças e adolescentes para o desenvolvimento de atividades de rotina, conforme preconiza o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
Na nova Casa da Criança, estão previstos espaços como salas de estar, brinquedoteca, salão de jogos, refeitório, dormitórios, banheiros, berçário, solário, playground, além de áreas específicas para administração, atendimentos médico e odontológico. Além disso, a praça que será construída também poderá ser utilizada para atividades de lazer e inclusão com a comunidade.
“Este projeto da Casa da Criança será uma das obras mais importantes que a empresa construirá em Mogi das Cruzes e ajudará ao atendimento e à formação das crianças acolhidas”, destacou Mara Bertaiolli.
O diretor vice-presidente da MRV, Hudson Andrade, destacou a importância da construção da nova sede da Casa da Criança para a comunidade mogiana. “O projeto foi proposto e de pronto aceito pela empresa porque acreditamos na importância do atendimento à criança para termos, a cada dia, um país melhor”, disse.
Criada em 1989, com o nome de Unamen – Unidade de Amparo e Encaminhamento, a Casa da Criança recebeu a atual denominação em 2001. Neste período, o equipamento ganhou regimento próprio e consolidou-se como uma unidade de serviço de acolhimento como medida de proteção. O objetivo é acolher, em caráter provisório e excepcional, crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e/ou social, cujos direitos tenham sido violados, encaminhadas pelo Poder Judiciário e Conselho Tutelar.
Atualmente, a Casa da Criança funciona em um imóvel na avenida Valentina de Mello Freire Borenstein, na Vila São Francisco. Atualmente, a área é predominantemente industrial e, com a transferência do atendimento para o Alto do Ipiranga, deverá ser leiloada pela Administração Municipal. (LM)