Itaquaquecetuba - Parque Ecológico vai ter museu, centro de convenções e balneário


Dat
Após melhorias, a expectativa da prefeitura é que espaço receba até seis mil pessoas nos finais de semana
Bras Santos
Da Região
Erick Paiatto
Em Itaquá, a área pública foi entregue completamente abandonada pela antiga administração municipal
De todos os parques visitados pelo Dat para verificar as condições estruturais, a proposta mais arrojada apresentada pela prefeitura para transformar um parque ignorado pela população em um espaço de referência foi encontrada em Itaquaquecetuba. 

Em conversa com o Dat, o prefeito Mamoru Nakashima (PTN) e o secretário de Meio Ambiente, Júlio Gurgel, anteciparam que até o fim de 2016 o Parque Ecológico da cidade, instalado na margem do rio Tietê, receberá investimentos que poderão transformá-lo em uma atração turística no Alto Tietê.

"Os lagos serão despoluídos, vamos criar o Museu do Rio Tietê e fazer os investimentos necessários para que a população de Itaquá se orgulhe desse espaço público que encontramos praticamente abandonado", argumentou o prefeito. 

Gurgel acrescentou que um dos lagos deverá receber um balneário. "Depois da despoluição, será desenvolvido um projeto semelhante ao do piscinão de Ramos (no Rio de Janeiro). 

O centro de convenções deverá ficar na área central do parque, que hoje está cheia de mato. Além do museu do Tietê, vários outros equipamentos serão instalados aqui. 

Tudo está em fase de planejamento", assegurou o secretário. 

Ele estimou que, com todas as obras e serviços projetados para o parque, a visitação poderá se multiplicar por dez. "Atualmente o parque recebe cerca de 500 pessoas nos finais de semana. 

Mas sei que esse espaço, se for bem trabalhado, receberá de cinco a seis mil pessoas a cada fim de semana", calculou o secretário.

Poá e Arujá

Poá, apesar de ser reconhecida pelo governo do Estado como uma estância turística, não possui nenhum parque público. O objetivo do prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT),o Testinha, é mudar essa realidade nada interessante para o município. 

" Sobre os parques públicos, o secretário de Turismo Fernando Miranda afirma que existe projeto para dois parques públicos que será colocado no Plano Diretor de Turismo.

 Um parque seria no Jardim Nova Poá e o outro seria o Parque das Águas, que será feito em volta das duas fontes - Primavera e Áurea, na Vila Áurea", informou a Secretaria de Comunicação em nota.   

 A cidade de Arujá também não possui parques públicos. Mas, segundo a assessoria de imprensa do prefeito Abel Larini (PR), existe pelo menos um projeto.

"Em maio de 2012 a Sabesp anunciou que repassaria à prefeitura R$ 4,9 milhões para a criação do Parque Nascente do Baquirivu-Guaçu e a canalização e implantação de um parque linear no córrego Caputera, contribuindo para a preservação dos dois cursos-d´água. 

Não foi divulgada qual seria a estrutura do empreendimento, nem qual a previsão de término do projeto", explicou a assessoria em nota encaminhada ao Dat.

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog