"Creche-Escola", Cidades trabalham para ter unidades


Cidades trabalham para ter unidades
Apenas Biritiba já tem obra do ´Creche-Escola´ iniciada
Jorge Moraes
Em Poá, secretário disse que há área disponível
Dat

A Prefeitura de Poá afirmou já ter oficializado seu interesse com a Secretaria de Estado da Educação para receber uma creche por meio do programa "Creche-Escola". 

De acordo com o secretário de Educação, Carlos Humberto Martins, a área oferecida pela cidade para instalação da unidade de ensino está localizada na Água Vermelha.

"Espero que o Estado aprove o mais breve possível, pois tudo que cabia à prefeitura já foi feito", destacou o chefe da pasta. Segundo ele, a creche deverá atender 140 crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses.

 "A creche é a primeira escola da criança, além do cuidar, o espaço também oferece o educar. Para os pais, o filho estar na creche significa que a criança está abrigada em um local seguro, limpo e estimulante para o aprendizado", completou.

Em Itaquaquecetuba, a Secretaria de Planejamento informou que ainda está estudando algumas possíveis áreas indicadas pela pasta de Educação para construção da unidade conforme as metragens solicitadas pelo Estado.

Ferraz de Vasconcelos também demonstrou interesse em firmar o convênio com a Secretária de Estado da Educação para receber a unidade. De acordo com a pasta municipal, a cidade deverá apresentar um local que fica na rua Sebastião da Silva, na Vila Arbame. 

A data ainda não está definida. O novo prédio terá capacidade para receber 130 crianças com idade entre 6 meses e 5 anos.
Segundo a assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Isabel, a cidade está colocando à disposição uma área no Jaguari, nas imediações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber o serviço. O investimento para o projeto é de R$ 1,3 milhão. A previsão é que as obras sejam iniciadas em julho.

Em Arujá, a creche deverá ser construída na estrada dos Índios, no bairro do Limoeiro, e poderá atender até cem crianças de zero a três anos. (C.M.)

Biritiba
Município é o único do Alto Tietê que já iniciou a construção da unidade, que oferecerá educação infantil
Cibelli Marthos
Da Redação
Jorge Moraes
Em Mogi, está prevista uma creche-escola no Condomínio Real Park Tietê
Biritiba Mirim é a cidade da região onde o programa "Creche-Escola", do governo do Estado, mais evoluiu. O município é único que já iniciou a construção da unidade que oferecerá educação infantil. Em Salesópolis, Santa Isabel e Mogi das Cruzes, os terrenos para implantação dos prédios já foram aprovados pela Secretaria de Estado da Educação, mas as obras ainda não começaram.

De acordo com a pasta estadual, Arujá e Ferraz de Vasconcelos já assinaram o termo de adesão ao programa, mas ainda não tiveram os terrenos aprovados. No momento, as cidades fazem os últimos ajustes nas áreas para conseguir a aprovação da obra.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, todos os municípios do Alto Tietê aderiram ao programa estadual, mas nem todos formalizaram convênio com a Secretaria de Educação, entre eles estão Poá, Suzano, Guararema e Itaquaquecetuba.


Mogi
Em Mogi, a prefeitura informou que a creche atenderá cem crianças e será construída em um terreno no Condomínio Real Park Tietê, em Jundiapeba. O início das obras ainda depende do processo de licitação para definição da empresa responsável. Em Santa Isabel e Biritiba (embora haja confirmação do Estado), as prefeituras não se manifestaram até o fechamento desta edição.

Contrapartida
Conforme o Dat apurou, para receber a unidade de ensino, a contrapartida das cidades é oferecer terreno de sua propriedade, com 2 mil metros quadrados, abastecido de rede de água, esgoto, energia, telefonia e divisas muradas.


Programa
O programa "Creche-Escola" abrange todos os municípios paulistas e tem como objetivo auxiliar as prefeituras na ampliação do atendimento da educação infantil. O governo do Estado já aplicou R$ 275,7 milhões na construção de 180 creches, que beneficiam, juntas, cerca de 24 mil crianças.

A verba repassada deve ser destinada exclusivamente para despesas de investimento em obras. Cabe às administrações municipais a responsabilidade pelas despesas de custeio necessárias para o funcionamento e manutenção das creches. Os repasses às administrações municipais são feitos conforme o andamento das obras.


🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog